Curso de Capacitação para Leigos Sobre Diagnóstico Precoce em Câncer de Mama

A Cruz Vermelha Brasileira São Pedro da Aldeia realizou no sábado, dia 11 de novembro o seu I Curso de Capacitação Para Leigos Sobre Diagnóstico Precoce em Câncer de Mama, que habilitou os presentes com certificado emitido pela ADAMA.

O curso, ministrado pela Dra. Thereza Cypreste, mastologista, presidente da ADAMA – Associação dos Amigos da Mama de Niterói – RJ. A ADAMA foi fundada em 13 de agosto de 1996 e considerada de Utilidade Pública Municipal (em Niterói) desde 2000, participante do Consenso de Mama 2004 do INCA.

Formada por um voluntariado “totalmente voluntário”, a equipe é composta, atualmente, por uma mastologista, 4 psicólogas, duas fisioterapeutas, uma advogada, uma professora de teatro, quatro administrativos, além de ex-pacientes, simpatizantes da causa e observadores.

Na oportunidade a Dra Thereza Cypreste passou aos presentes sua experiência como voluntária nas ações de acolher, apoiar e tentar contribuir para a recuperação da força e da alegria de pessoas após um diagnóstico de Câncer de Mama, quebrando a imagem negativa da doença, divulgando um local de boa acolhida e cuidado às pessoas com câncer de mama.

O curso também esclarecer dúvidas, informando a quem tem necessidades para que possam multiplicar o saber sobre a possibilidade de superação.

“Somos um agente de informação de qualidade e transformação para a população.” Revelou o site da ADAMA (http://www.adama.org.br/).

Nas fotos, exclusivas do Jornal/Portal Mensageiro dos Lagos, momentos do curso que capacitou e instruiu dezenas de voluntários aldeenses para poderem servir ao próximo com mais conhecimentos e assim, prestarem um serviço voluntário e ajuda humanitária, cada vez mais técnica e especializada.