ESAC TEM NOVO PRESIDENTE

A ESAC – Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo está com novo presidente.

Desde o início de outubro o vereador e ex-presidente da Câmara Cabista, Luciano Tequinho assumiu a presidência da ESAC, à convite do prefeito Renatinho Vianna.

Em uma conversa informal com nosso diretor Renato Proença, Tequinho nos declarou que sua primeira ação será estabelecer um equilíbrio financeiro em prol da folha de pagamento dos funcionários da autarquia municipal.

O presidente nos relatou:

“… deixei a Câmara, depois de nove meses neste novo mandato, mas consegui aprovar importantes projetos como o “Merenda Diferenciada nas Escolas” que beneficia as crianças portadores de diabetes e hipertensas; aprovamos também um projeto que determina o horário de venda de bebidas alcoólicas nos postos de combustível; além de inúmeras Indicações Parlamentares que propõem ao prefeito melhorias para a qualidade de vida aos munícipes de Arraial do Cabo.

Dentre as atribuições da ESAC tem a manutenção do Parque Público que, aliás, foi no final do ano passado, quando Tequinho administrava o município que foi feita a sua revitalização. A ESAC também é responsável pela manutenção da Feira Municipal, do Cemitério, cuida também da rede de escoamento das águas pluviais (águas de chuva) na cidade e pela limpeza das praias que tanto embelezam nosso município.

Num primeiro momento vamos atuar em duas frentes: uma ação para preparar a cidade para as chuvas de verão, a ESAC começará, na próxima semana, um grande mutirão por toda cidade, para limpeza e desobstrução das redes coletoras minimizando assim os transtornos causados pelas águas das chuvas e outra, que preparará o Cemitério Municipal para o Dia de Finados, que está próximo.

Nas praias do município, iniciaremos, em parceria com a PROLAGOS, uma campanha de conscientização “MANTENHA A PRAIA LIMPA”, com a distribuição de sacolas de lixo para os banhistas levarem consigo o lixo por ele produzido.

Estamos em contato com a PROLAGOS para resolver a língua negra de esgoto que é derramada na Praia dos Anjos com a instalação de uma comporta automática com um canal de escoamento, para acabar definitivamente com essa mácula numa das mais tradicionais praias da cidade.”

Quando indagado ao presidente qual o maior desafio que ele enfrentará à frente da ESAC, ele respondeu:

“O que mais me incentivou a vir para a ESAC foram as dificuldades, porque são nas dificuldades é que nascem as oportunidades.” E ele continuou: “Estamos trabalhando para acabar com as dificuldades da empresa, estamos habilitando a ESAC para participar de licitações para obras públicas e privadas também, e assim, não ficarmos restritos ao único contrato existente com a prefeitura, buscando novas formas de receita para OXIGENAR FINANCEIRAMENTE A ESAC.”