No Limite

Meus caros amigos!

O panorama que podemos observar, atualmente, no que concerne à questão da Segurança Pública, nesta região e em todo o Brasil, pode ser considerado caótico, para não dizer “fora de controle”.

Acredito não ser pensamento exclusivo meu, mas da maioria dos cidadãos, que as bases conferidas por uma boa educação, com vistas ao aprimoramento pessoal e acesso a melhor formação possível, capacitando nossos jovens para o tão competitivo mercado de trabalho, resultariam na desejada prevenção a todo tipo de violência, que nos vítima a cada dia.

Em diversas ocasiões fui testemunha do clamor da nossa sociedade por um maior investimento na prevenção à criminalidade e, consequentemente, na melhor educação dos jovens com menos oportunidades, conferindo-lhes formação profissional pública adequada e ocupação do seu tempo ocioso, sendo esta última função da educação, um bem precioso para a sociedade em que vivemos.

Porém, nem só a população deste município está alarmada com o avanço atípico da criminalidade, numa região que já foi um pacato balneário turístico. Estive presente em duas ocasiões em que o poder público demonstrou cuidados com a crescente onda de violência que atinge a Região dos Lagos.

A primeira foi a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia – CCS/SPA, pelo Juiz desta Comarca, Doutor Márcio da Costa Dantas, na data de 21 de Outubro de 2013, no Fórum, para manifestar a sua preocupação com a recente (na época ) apreensão de armamento pesado, pela Polícia Militar, nunca antes visto na região.

A segunda é bem recente, ocorrida em 30 de maio deste ano, que foi uma Audiência Pública, convocada pelos Vereadores da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, igualmente preocupados com os altos índices da criminalidade local.

Conclusão: os Poderes Judiciário e Legislativo já perceberam a necessidade de mudanças na questão da Segurança Pública municipal.

Por essa tendência, pelo encadeamento lógico, podemos perceber que o Executivo acabará por seguir o exemplo dos demais. E é o que esperamos: mais políticas públicas sendo aplicadas nas comunidades carentes locais, com mais educação, saúde, saneamento básico, enfim, mais dignidade a que todos nós temos direito.

Espero que esta matéria sirva de alerta. Todos temos que estar unidos em prol da nossa segurança e da segurança da nossa sociedade. E isso pode ser feito com a participação nos Conselhos de Segurança, que unem a população com as autoridades constituídas. Ali podem ser feitas reivindicações, denúncias, reclamações e sugestões às autoridades presentes ou, na ausência destas, são enviados ofícios com os desejos dos participantes.

As reuniões ordinárias do Conselho Comunitário de Segurança de São Pedro da Aldeia ocorrem sempre as segundas quartas-feiras do mês, às 19h horas, no plenário da Câmara Municipal.

Conto com as suas valorosas presenças!