Parques Estaduais foram procurados por turistas internacionais durante os Jogos Olímpicos

Grupo de americanos participou até  de plantio de mudas no Parque da Pedra Branca

Os parques estaduais, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), registraram uma excelente procura durante o mês de agosto, principalmente de turistas que vieram ao Rio de Janeiro para assistir aos Jogos Olímpicos.

americanos1

Situado próximo ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o núcleo Camorim do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, recebeu cerca de 500 visitantes, a maioria de outros países: foram dinamarqueses, canadenses, japoneses, chineses, franceses, alemães, ingleses, americanos, holandeses, americanos, italianos, além de turistas de outros estados do Brasil.  Alguns participaram de atividades realizadas no parque como o plantio de 50 mudas em área próxima ao Açude do Camorim que contou com a participação de um grupo de americanos e caminhada pelo roteiro histórico cultural entre a Estrada do Catonho e o núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, percurso de aproximadamente dez quilômetros.

“É uma honra receber  turistas internacionais em nossas unidades de conservação.São vários os atrativos que o parque oferece para seus visitantes que vão desde  caminhadas ecológicas e banhos de cachoeiras a locais propícios para a prática de rapel. Esse patrimônio precisa ser preservado, cuidado, e o sentimento de pertencimento dos visitantes é o que dá vida aos nossos parques”, ressaltou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

Com 12.400 hectares, a unidade de conservação é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo e possui belos atrativos como o açude e a Cachoeira do Camorim, Pedras do Quilombo e do Telégrafo, esta última com 350 metros de altitude e com vista para praias selvagens de Grumari, Perigoso e Praia do Meio. O parque abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e parte dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

Parque Estadual da Serra da Tiririca

Com atrativos como Costão de Itacoatiara, Morro Alto Mourão, sítio arqueológico (em Itaipu) e o túnel da antiga Estação Ferroviária de Maricá, o Parque Estadual da Serra da Tiririca também foi procurado por visitantes estrangeiros: cerca de cem pessoas de outras nacionalidades estiveram no parque, entre as quais da França, da Holanda, da Colômbia, dos Estados Unidos,  da Alemanha, da Ucrânia, de Honduras, entre outros.

O turista francês Francis Lloret fez uma caminhada pela trilha da Pedra do Elefante. Ele foi auxiliado pelos condutores, moradores do entorno do parque capacitados pelo Inea para auxiliar e conduzir os visitantes nos atrativos do parque.

“Quando vi que os condutores iriam organizar uma visita, decidi participar e não me arrependi. Foi muito interessante voltar a esta trilha com os ensinamentos deles sobre a Mata Atlântica. Fiquei com vontade de conhecer outras trilhas desse parque”, disse Francis Lloret.

Parque Estadual dos Três Picos

Com área aproximada de 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos recebeu 782 visitantes em seu núcleo de Montanhas, na região de Salinas,  em Nova Friburgo. A unidade de conservação também foi cenário para o treino da delegação olímpica de ciclismo mountain bike da Eslovênia. Os esportistas treinaram a subida do Alto do Jacarandá, em Teresópolis.

“A experiência está sendo muito boa. Teresópolis é o lugar para a gente no momento. O parque é bem legal e tem muito potencial. A trilha é maravilhosa”, afirmou o atleta Urban Gorski.

“Além de ser um local lindo, ele oferece vários níveis de dificuldade para os treinos dos atletas. Esta é uma experiência única, pois uma oportunidade dessas não acontecerá tão cedo”, disse Robson Oliveira, atleta e articulador da vinda da delegação para o parque.

Com área aproximada de 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *