Aconteceu no dia 1º de setembro, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, a cerimônia militar alusiva ao centésimo primeiro aniversário da Aviação Naval que comemorou o 101º aniversário da Aviação Naval, cuja data real é o dia 23 de agosto.
Após a cerimônia militar, aconteceram as tradicionais confraternizações dos militares nos hangares dos Esquadrões.
MAIS DE CEM ANOS DE HISTÓRIA
Em mais de dez décadas, a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do país e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar. Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e esteve presente em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação Naval cedeu pessoal, bases aéreas e aeronaves para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e rios, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Matogrosense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.
Seu lema: “No Ar, os Homens do Mar!”.
Nas fotos, exclusivas do Jornal Mensageiro dos Lagos, momentos da cerimônia Militar e da confraternização dos presentes, que matou a saudades de vários ex-comandantes da Força Aero Naval, de diversos esquadrões, e “VELHAS ÁGUIAS”, convidadas ao evento.
[srizonfbalbum id=69]