Aconteceu na última quinta-feira (22/09/2016), um encontro político organizado pela Pastoral de Fé e Cidadania da Paróquia de São Pedro. O debate que tinha por objetivo dar abertura de forma democrática aos candidatos a prefeito do município de São Pedro da Aldeia, para que apresentassem suas propostas de governo e respondessem questionamentos da comunidade católica e demais participantes do encontro. Todos receberam previamente duas perguntas sobre a falta de credibilidade no político e suas ações quanto educação, saúde, segurança em meio a transparência para o governo.
O evento teve início as 19h com o Padre Helcimar fazendo acolhida dos presentes e recepcionando os candidatos e enfatizando o objetivo do encontro e a postura apartidária da igreja, que naquele momento auxiliava a sua comunidade dando a oportunidade de conhecerem as propostas de todos os candidatos. Segundo Pe. Helcimar, “A igreja não tem partido, mas seu fiel, sim. Não se aceita propaganda eleitoral. Porém é dever da igreja despertar no cidadão seu dever cívico”. Disse também ter o seu gabinete aberto a todos os candidatos para troca de ideias.
Os candidatos tiveram 30minutos cada, sendo um por vez, não se encontrando à mesa e distribuídos da seguinte forma: 10min – Apresentação do Candidato e suas propostas de acordo com as perguntas que lhe foram passadas previamente / 5 min – Perguntas dos participantes (em média de 3 perguntas por candidato) / 10min – Respostas às perguntas / 5min – Considerações Finais do Candidato.
Dos cinco candidatos a prefeito do município, compareceram Elisangela Lobo, Rui Pinheiro, Prof. Clébio e Renato Reis. O atual prefeito, Claudio Chumbinho, não compareceu e justificou sua ausência por conta de outro compromisso político do candidato.
A candidata Elisangela Lobo, abriu o evento e estava acompanhada de seu esposo, o ex-prefeito Paulo Lobo, a quem durante sua apresentação fez total referência de suas propostas baseada na administração do governo de seu marido, de onde, segundo ela, durante este período nasceu a admiração pela política. Após falar de suas origens e trajetória política, a candidata apresenta suas propostas, enfatizando a Educação e Saúde, dando prioridade a fiscalização da merenda e a mesma com qualidade através de nutricionistas; retorno da policlínica para o centro da cidade, a fim de melhor atender a população; reabertura da usina de asfalto; criação de mais seis creches; corredor cultural ao lado da igreja.
Após ser sabatinada, suas respostas aos questionamentos resumiram-se em: trabalhar com equipe técnica, criação do conselho municipal e estar sempre à disposição da população independente de credo.
Em suas considerações finais enfatiza o fato de ser a primeira mulher candidata a prefeita, e disse querer amar e cuidar da cidade, como tendo a graça da maternidade poder usar as mãos da mulher para esse cuidado. Conclui sua fala dizendo não perder a esperança no ser humano e agradecendo aos presentes.
O Prof. Clébio foi o segundo candidato a falar.
Após apresentação pessoal, o Prof. Clebio enfatizou a questão da transparência e políticas públicas, baseada em sua experiência de auditor, falou da má gestão das administrações que levam o cidadão ao descrédito do político. Dentre suas propostas destacam-se: buscar uma visão diferenciada para o coletivo; praticar a ética e combate à corrupção a partir de auditoria estratégica; focando leis orçamentárias e prática das mesmas através da utilização do portal de transparência. Segundo ele, “Os gestores não deram a devida atenção à cidade”, “É preciso ouvir o cidadão quanto a política pública”.
Respondendo às perguntas, pediu bênçãos a Deus para os próximos anos, falou da obrigação com o que se propões a fazer e praticar o que foi prometido. Apresenta também a saúde preventiva e tratamento de saneamento nas periferias, tendo um sistema de vigilância na saúde, além da saúde na escola também; o PAI – Programa de Auxílio ao Idoso e também na Educação com o prêmio Prof. Cordelino Teixeira Paulo.
Em suas considerações finais, também agradece e fala sobre esta alternância no poder existente há alguns anos no município, e que isso pode mudar.
O candidato Renato Reis foi o terceiro candidato a apresentar suas ideias. Após sua apresentação pessoal e profissional, sendo professor de Filosofia e Sociologia, seguiu com seu discurso baseado nas perguntas da pastoral recebidas anteriormente, apresentando seu plano de governo destacando: as assembleias populares, enfocando que o seu plano foi construído junto com a população; a redução dos salários do executivo e legislativo, lembrando da força da população na pressão junto ao legislativo, como já se viu em demais cidades do Brasil e deixando claro seu posicionamento de não quer enriquecer com a política; eleições direta para a direção das escolas não permitindo que a política interfira na educação como vem acontecendo.
Como os demais candidatos, o Renato Reis também foi questionado e respondeu a todas falando sobre sua pouca experiência na política, mas baseia-se em cursos de administração pública. A necessidade da revitalização da Lagoa, que como praticante de esporte náutico, percebe o quanto é imprescindível essa ação e que conta com o Consórcio Lagos São João que também é responsável pela lagoa e que tem a sua responsabilidade. A criação de um calendário de eventos também é um de seus projetos, visando atingir a todos os seguimentos como turismo, hotelaria, restaurantes, esporte, tendo eventos náuticos, culturais, religiosos para que toda a população tenha acesso e com isso desenvolva o potencial turístico da cidade, sempre contando com um evento por mês.
Em suas considerações finais destacou a necessidade da mudança na política aldeense e na concepção de política, parabenizando também a iniciativa da paroquia quanto ao evento. Finalizou pedindo seu voto e deixando claro não ter medo de enfrentar as adversidades e que não é para ter medo da população e por isso sua presença no evento.
Para encerrar o evento, o quarto candidato a apresentar suas propostas, foi o candidato Rui Pinheiro, que inicia seu tempo falando de suas origens aldeense e sua experiência profissional desde sua formação em engenharia química, quando gerenciou a produção do primeiro lote do antibiótico Amoxil no Brasil, passando pela sua experiência na Petrobrás, aprovado por concurso público onde gerenciou diversas plataformas de petróleo, falou de sua aposentadoria e o ímpeto de não parar de estudar e trabalhar fazendo a faculdade de psicologia com Pós-graduação em Sexualidade Humana e após o mestrado em psicologia do trânsito, hoje está na sua clínica do Detran, onde ainda continua trabalhando.
Apresentando suas propostas, fala de transparência baseando-se nos últimos 20 anos de governo onde o município teve dois prefeitos cassados e inelegíveis e estando o atual prefeito com processos sendo respondidos. Destaca a transparência como prioridade, prometendo um painel público com os gastos municipais e licitações via internet; construção da cidadania do aldeense; horário único integral nas escolas com aulas extras no contraturno como informática, ártica, música, cidadania; acabar com as OS que cuidam da saúde, alegando que estas empresas particulares querem lucro, e que com ”Saúde não se pode ter lucro”; criação de cinco regiões com o gerente do bairro para melhor atendimento aos bairros; aumento do número de frota de ônibus para atender maior número de horários e acabar com o monopólio mesmo diante de algum artificio judicial, visto a situação que se encontra o contrato do município com a empresa prestadora de serviço de transporte urbano.
Após os questionamentos dos participantes, o candidato Rui Pinheiro responde as perguntas enfatizando a parceria com guarda municipal e polícia para maior quantidade de ronda e câmeras de monitoramento para adequação da nova realidade que o pais vive em meio a violência; incentivo a horta comunitária para que todos ganhem com melhor alimentação e consequentemente melhor saúde.
Em suas considerações finais, o candidato diz ser esta “a Hora da mudança”, para a não continuação no poder daqueles que deixam de fazer pela população. E que temos que ter a “consciência de estar de olho na administração pública” e parabeniza pela iniciativa e agradece a presença.
O evento foi então encerrado as 21h com a palavra final do Pe. Helcimar pedindo bênçãos para toda a população e consciência para exercer a cidadania no próximo dia 02/10.
Foi um importante e que rendeu a decisão a alguns que ali estavam e que não haviam tido a oportunidade de ouvir e ter contato com os candidatos.
Todos os candidatos foram aplaudidos em sua recepção e saída, sendo todos respeitados em seus posicionamentos. Assim a paróquia pode dar oportunidade à população de exercer a democracia e cidadania.
Até a próxima.
Chaene de Azevedo