Mensageiro dos Lagos

Parque Estadual do Desengano promove curso de capacitação técnica para apicultores

image-1

 Oficinas têm como objetivo auxiliar a comunidade para o manejo de abelhas silvestres

O Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o Instituto Federal Rural do Rio de Janeiro (IFRRJ), recebe inscrições até o dia 19 de outubro para o curso de Capacitação Técnica para Apicultores, que acontece no dia 21 deste mês, de 8h às 17h. O objetivo é oferecer capacitação técnica à comunidade do entorno da unidade de conservação no manejo de abelhas silvestres, de forma produtiva e sustentável.

O público-alvo das oficinas é de apicultores amadores e profissionais, além de produtores rurais do entorno do Parque Estadual do Desengano, que abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes. O curso inclui oficinas gratuitas que abordam temas desde a criação de abelhas para iniciantes na apicultura, até a organização de agronegócios e métodos e coleta de própolis. Também serão feitas demonstrações, ilustrações e distribuições de informativos e cartilhas.

“Trata-se de uma atividade que promove a comunicação entre a geração de renda e a preservação da floresta”, afirmou Carlos Dário de Castro, gestor do parque.

As aulas vão ser ministradas no Centro de Visitantes do Horto Florestal Santos Lima, que fica localizado na Estrada José Dantas dos Santos, número 35, em Itaporanga, Santa Maria Madalena, no Norte Fluminense.

As inscrições podem ser realizadas através do email ped.inea@gmail.com ou pelos seguintes telefones: (22) 2561-1378 ou (22) 2561-3072. É preciso atenção, pois algumas oficinas exigem que o aluno já seja apicultor. No ato da inscrição, o aluno deverá indicar qual oficina deseja participar (veja lista abaixo):

 

OFICINA 1 (Sem restrição)

Criação de abelhas com e sem ferrão, para iniciantes em apicultura e meliponicultura.

Ementa: apresentação sobre as facilidades e dificuldades de criar abelhas exóticas e nativas (sem ferrão e solitárias). Custos envolvidos e materiais.

 

OFICINA 2 (Grau médio, qualquer tipo de produtor)

Apicultura ecológica, com uso de produtos e ações ecológicas.

Ementa: como preparar verniz sanitário, preparo de caixas iscas, introdução às boas práticas. O preparo dos calendários florísticos e de manejo.

 

OFICINA 3 (Grau avançado, para criadores de abelhas)

Diversificar, para ampliar seu negócio, materiais e métodos de coleta de própolis.

Ementa: a própolis e sua produção. Métodos de coleta, materiais, beneficiamento e armazenagem. Valor de mercado.

Sair da versão mobile