Mensageiro dos Lagos

PRIVATIZAÇÃO NÃO É LUTA DO BEM CONTRA O MAL !!

BRASILEIROS COSTUMAM SER A FAVOR OU DO CONTRA, ANTIGAMENTE SE DIZIA,

– SE HAY GOBIERNO SOY CONTRA!!

Esta era a frase dos socialistas de bar e de peças de teatro! Assistia-se o auto dos 99%, e criticava-se a iniciativa privada. Para eles só o governo centralizador e distribuidor de pobrezas era forma correta de governo.

Cuba era um sonho! União soviética, um símbolo a seguir!

As vezes acho que essa turma retrograda e revoltada retornou, sim eles estavam contentes usando o dinheiro dos sindicatos e partidos fazendo a cabeça dos jovens , e agora vendo escorrer por entre seus dedos a chance de continuar a falar , e criar grupos de ativistas para falar e fazer movimentos contra tudo e contra todos. Neste momento de privatização de mais um ícone do socialismo caboclo pode se tornar empresa privada, e ai sim começar a trabalhar duro para poder prestar serviços a população;e isso eles não querem. E ficam por ai usando aquilo que sabe fazer , deformando frases e discursos para atacar quem está buscando soluções.

Senão vejam o exemplo que temos de privatização em nossa região

Muitas serão as razões contra ou a favor da privatização da CEDAE, entretanto é a experiência que temos em nossa Região dos Lagos que me nos mostra os resultados obtidos.

Primeiramente vemos o que há de lembrança em nossa memória, que são os inúmeros caminhões pipa para abastecimento, e as casas com cisternas e canaletas no telhado para captar água de chuva!!

Captação e Tratamento de Esgotos, nem pensar, apenas uma experiência em São Pedro da Aldeia, e outra em Arraial do Cabo, mas ambas realizadas pelas prefeituras, e que, em longo prazo se mostraram ineficientes.

Os gatos (roubos d’água) a inadimplência, eram uma constante, pois é claro o consumidor irritado se negava a pagar a água que não vinha pelo cano, guardava seu dinheiro para pagar o caminhão pipa que trazia uma água que não sabíamos de onde vinha, ou então para azeitar as mãos e os equipamentos daqueles que faziam a manobra da água. Havia um total desgoverno

A Lagoa Araruama , esta que é a maior lagoa hipersalina do mundo, morrendo, perdendo sua condição de atrativo turístico, e de fonte para alimentação e trabalho para mais de 2000( duas mil) famílias de pescadores. Senhores a consequência disto em uma região que vive de turismo é o desemprego e a desvalorização de imóveis, pois sem água, e com a lagoa de Araruama sendo transformada em uma imensa cloaca, os veranistas e turistas se afastavam para lugares mais agraveis aumentando mais ainda o desemprego local.

Ao ser privatizado o sistema de saneamento local, novas perspectivas são avistadas pelos habitantes locais.

Primeiro a presença de uma agencia reguladora dos contratos, que acompanha cada ação ou investimento que venha a ocorrer nas áreas contratadas.

A participação da sociedade civil e dos governos municiais nas assembleias da agencia reguladora, que manifestam suas necessidades e expectativas.

A sensibilidade das empresas contratadas pelo edital de privatização para atender aos seus clientes, prefeituras e representantes da sociedade civil, alterando inclusive os contratos para acelerar além da água a contratação do sistema de esgotamento sanitário.

Alguns reclamam até hoje, que a água está mais cara, e outros respondem, mas a água e o esgoto tratado, agora existem. Os investimentos de acordo com o contrato serão todos legados a cada prefeitura após o termino do contrato.

Os investimentos são captados pelas empresas, e avaliados pela agencia reguladora, sociedade civil e prefeituras.

A Lagoa Araruama reverteu seu processo de poluição e hoje se encontra em ampla recuperação ambiental, e pesqueira, retornando com isso a fartura para os pescadores, e a valorização das áreas turísticas e de veraneio em todos os municípios.

Sair da versão mobile