Ascom SEA/Inea
Onde: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Rua São Jorge, nº 184, município de Valença, região Sul Fluminense
Quando: sexta-feira (11/11); às 14h30min (término previsto para às 16h)
O secretário estadual do ambiente, André Corrêa, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus Lima, lançam nesta sexta-feira (11/11) o Projeto Rio das Flores, no município de Valença, região Sul Fluminense. Importante iniciativa para preservação das nascentes e das matas ciliares do principal manancial de abastecimento público da cidade, o projeto prevê o plantio de mais de um milhão de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica na bacia hidrográfica do Rio das Flores, promovendo a restauração florestal de área correspondente a 610 hectares.
O projeto faz parte do Programa Pacto pelas Águas, que visa aumentar a segurança hídrica a médio e longo prazo no Estado através de ações de restauração e conservação florestal de áreas de mananciais estratégicos, tais como; nascentes, margens de rio, áreas de recarga de mananciais e áreas úmidas.
O projeto será executado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com a Fundação Educacional Dom André ArcoVerde (FAA/CESVA), Concessionária RIOgaleão, Ferroport e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP).
Com duração de cinco anos, a ação de recuperação ambiental irá promover a oferta de água, em qualidade e quantidade, para as atuais e futuras gerações. Estudos publicados por diversas instituições, como a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), comprovam que as áreas recobertas por florestas garantem maior infiltração da água no solo e recarregam os aquíferos que alimentam os cursos d’água. Além disso, evita o processo de erosão que acaba causando o assoreamento dos rios e o aumento de correntezas.
Principal manancial de abastecimento de Valença, o Rio das Flores, cujo ponto de captação fica no bairro Passagem, é responsável pelo atendimento de mais de 50 mil habitantes ou aproximadamente 80% da população do município.
O lançamento do projeto será marcado pelo plantio de 200 mudas nativas realizado por estudantes do Centro Interescolar Agrícola Monsenhor Tomas Tejerina de Prado (Polo Agrícola), moradores de comunidades vizinhas e convidados das empresas e instituições parceiras, em área próxima a captação do Rio das Flores, ao lado Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
A iniciativa também conta com uma parceria fundamental, a adesão e participação dos proprietários rurais inseridos na área de atuação do projeto que estejam com sua propriedade regularizada, com inscrição e registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme determina a Lei de proteção da vegetação nativa ou “Novo Código Florestal Brasileiro” (Lei 12.651/2012). Até o momento, 22 proprietários rurais já aderiram ao projeto para contribuir com as ações de restauração de matas ciliares em sua propriedade.
A SEA e o INEA, em parceria com a Fundação Dom André ArcoVerde, a Concessionária RIOgaleão, a Ferroport e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), irão oferecer assistência técnica aos proprietários rurais interessados e financiar as ações de restauração florestal e isolamento dessas áreas, quando necessário.
Dentre as outras ações do Pacto pelas Águas em curso, destaca-se a parceria celebrada entre o Instituto Estadual do Ambiente, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Terra para promover a formação de jovens que atuarão na restauração de áreas degradadas e na proteção de nascentes. Dez técnicos em restauração ecossistêmica serão capacitados ainda este ano. Os alunos são oriundos de escolas agrotécnicas na porção fluminense bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. A iniciativa visa a inclusão de jovens no mercado de trabalho, a geração de empregos “verdes” e o fomento da renda local.
Também estarão presentes na cerimônia o presidente da FAA/CESVA (Fundação Educacional Dom André ArcoVerde), José Rogério Moura de Almeida Filho; o diretor de engenharia do RIOgaleão, Antônio Pinto; o gerente geral de sustentabilidade da Ferroport, Marcio Redivo; e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA, Paulo Schiavo.