A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) participam nesta quarta-feira (19/10), no Pilotis Kennedy, campus universitário da PUC – R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Zona Sul do Rio, da VIII Semana de Cultura Religiosa, cujo tema central deste ano será a Ética Socioambiental e os Direitos Humanos. O evento, organizado pela Pontífice Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ocorrerá entre esta terça e sexta-feira (programação completa em anexo).
O consultor ambiental do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), da SEA, Guido Gelli, participará da Conferência: Políticas Estaduais em prol do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, que debaterá os principais desafios e avanços do estado fluminense na área ambiental.
Os estudantes e visitantes que passarem pelo pilotis da PUC também poderão conhecer os projetos de Olho no Lixo, Ecomoda e FunkVerde, promovidos pela SEA na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio. Com início às 11h, oficinas de possibilidades terão como objetivo despertar o olhar dos alunos para o reaproveitamento de resíduos.
Um exposição de instrumentos musicais construídos por alunos do FunkVerde a partir de, por exemplo, restos de madeira e plástico promete chamar a atenção de quem passar pelo campus universitário, enquanto uma coleção de roupas confeccionadas pelo Ecomoda, através do reaproveitamento de restos de tecidos, jeans usados e banners, vai colorir o pilotis da PUC. Alunos do projeto FunkVerde ainda vão colocar em prática as aulas de percussão e teoria musical com uma apresentação rítmica.
O Projeto De Olho no Lixo atua no correto manejo dos resíduos sólidos produzidos pela comunidade da Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo no meio ambiente e na qualidade de vida da população. Desde o seu início, em maio deste ano, já foram recolhidas mais de 200 toneladas de resíduos nas vielas e canais da comunidade pelos 30 agentes socioambientais capacitados pela ação, todos moradores da favela. A iniciativa é uma das fontes de insumo dos projetos de reaproveitamento da SEA.
O Projeto De Olho no Lixo é fruto de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Viva Rio Socioambiental, com recursos da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).