Sou professora sim!!!
Com orgulho da minha profissão!
Sou professora que recebeu flores, presentes, agradecimentos e elogios de meus alunos.
Até os rebeldes me respeitaram, porque trabalhei em um mundo em que professores eram respeitados!
Não sei onde foi parar este mundo em que eu vivi a minha profissão.
Preparei aulas, criei desafios, desenvolvi métodos de aprendizagem, tenho publicado até hoje livros que facilitam a aprendizagem de temas complexos, desenvolvi metodologia de educação ambiental.
Da profissão só tenho alegrias, respeito de alunos e colegas de profissão.
Boa remuneração, e orgulho de ter filhos que também se tornaram professores.
Um por formação e outro por força de criar uma nova profissão e novos métodos de trabalho. Estou falando de Alexandre Mansur e Marcello Mansur, que acreditaram que sendo a mãe professora também poderiam se propor a seguir seu exemplo.
Nesta foto estou com amigos, também professores, que trabalhavam como técnicos, mas que também frequentaram a cátedra. A foto foi tirada no dia do lançamento de um livro nosso.
Nela estamos felizes, depois de três lindas palestras, e uma saída inteligente para uma pergunta difícil. Mostramos realização profissional. Estamos como Pessoas que fazem o que acreditam. E, é isso que desejo a todos os professores.
Amor, respeito, realização e remuneração compatível com a responsabilidade do cargo que assumiram perante a sociedade.
Mas também desejo a estes mesmos professores que estudem muito, mais do que seus alunos. Mantenham a ética, não usando das prerrogativas do cargo para se sobreporem aos outros.
Procurem desafios para seus alunos e para si próprios, não aceitem a mesmice da rotina, mas também não peguem qualquer onda só porque é moderno, ou está na mídia.
Procurem viver de forma a transmitir credibilidade a seus alunos. Confiança, ainda é a base da educação. Pois seu aluno vai acreditar em quem confia e os pais deles também. Se o jovem hoje está confiando mais no exemplo do mal do que no exemplo do bem, é sua função tentear resolver. Claro que não é sozinho!
A sociedade toda tem que agir, mas tem que começar em algum lugar. Que comece em sala de aula. Todos nós sabemos que aquele momento é sagrado. E se não sentirmos isso, é melhor deixar a sala de aula. Ninguém dá aula porque não tem outra opção. Um professor dá aulas, porque acredita que assim está fazendo o seu melhor pela humanidade. Porque esse é seu papel. Acredita que tem o poder de levar mudanças para a vida de seus alunos. Acredita que é possível transformar o mundo.
Amigos professores acreditem em vocês, lutem por vocês, mas lutem pela educação. Não cedam espaço para a politicagem ou a ideologia barata.
Este é o sentimento da educação, e este é o sentimento que deve levar cada um a situação de ensino aprendizagem. Acreditar, transformar, viver o momento de transformação. Compartilhar com seus alunos o melhor de si mesmo.
E por isso hoje comemorem de forma que sempre possam falar sobre a sua vida como professor.