Mensageiro dos Lagos

UVA realiza pesquisa sobre peixes da Lagoa de Araruama

lagoa-de-araruama-1

Monitoramento, encomendado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas Lagos São João, será realizado no decorrer de 2017

 

Verificar as condições da biodiversidade da ictiofauna e a qualidade da água da Lagoa de Araruama é o objetivo principal de uma pesquisa que será realizada pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), a convite do Comitê das Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ), no decorrer de 2017. Ainda este ano, os seis estagiários que darão suporte aos trabalhos, coordenados pelo professor Eduardo Pimenta, coordenador do curso de Gestão Ambiental, e Adriana Saad, integrante do CBHLSJ, serão selecionados.

O estudo pretende levantar a composição das espécies de peixes que habitam a laguna, dominância, diversidade. O trabalho será realizado por meio de capturas noturnas mensais, realizadas em três dias consecutivos, no centro e nos canais da lagoa, além de exemplares coletados nas margens, que complementarão a amostra. Os exemplares serão triados, identificados por espécies e passarão por analises biométricas e de dissecção, para verificação do conteúdo estomacal, anéis de crescimento e ciclo reprodutivo.

O projeto pretende levantar dados primários, possibilitando a comparação com outros períodos quando a laguna encontrava-se degenerada e durante as intervenções de recuperação que ocorreram nos últimos 16 anos, oferecendo subsídios para a tomada de decisão assertivas para a manutenção dos processos e ações necessárias à plena recuperação desse importante ecossistema.

Sair da versão mobile