Ascom SEA/INEA
Meta é estimular a prática de observação de aves como uma ferramenta de preservação
Quando: sábado (26/11) e domingo (27/11); às 7h da manhã
Ponto de encontro do dia 26: Praça do Engenho do Mato, Rua dos Jequitibás, s/nº, Engenho do Mato, Niterói
Ponto de encontro do dia 27: Sede do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) – Rua Engenheiro Domingos Mônica Barbosa, nº4, Recanto de Itaipuaçu, Maricá
O Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoverá neste final de semana (26 e 27 de novembro) o programa Vem Passarinhar. A finalidade é estimular a prática da observação de aves como uma ferramenta da conservação através da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro. A atividade será realizada na sede do parque, em Maricá.
Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais.
O Vem Passarinhar teve início em 2015. Apesar do curto período de criação, já apresenta resultados expressivos em favor da conservação e do papel educador que a atividade de observação de aves pode oferecer: em 2015, foram registradas 393 espécies. Desse total, 85 espécies são endêmicas da Mata Atlântica.
Com área total aproximada de 3.493 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) abrange parte dos municípios de Niterói e Maricá. Foi criado pelo Decreto Estadual nº 1.901 de 29/11/91.