BARRAGEM DE JUTURNAÍBA 2 – O LAGO JUTURNAIBA OU NHETORONYA-ABA

 

O LAGO JUTURNAIBA OU NHETORONYA-ABA

Em tupi, o nome quer dizer “Lago das Águas Medonhas” e esta história vem do ronco que se ouvia, nas suas águas, e da crença de que este ronco era de um enorme animal, um jacaré ou seu ancestral de muito grande porte denominado URURDU. Encontramos o relato em texto de Alberto Lamego, que cita também um texto de 1759 e que reproduzimos a seguir.

“Dirigi-me ao colégio e o Pe. Francisco de Lima que assistia as missões dos Goytacazes há muitos anos e que me acabou de instruir no quesito, dizendo-se que se chamava URURDU, uma espécie de gigantescos jacarés, nas lagoas d’aqueles sertões… Estes monstros só moram em lagos mais fundos.

No sertão das terras da aldeia de São Pedro em Cabo-Frio, 20 léguas distante está a lagoa Nhetoronya-aba, que quer dizer lago Medonho ou Mal-Assombrado e na verdade o é, porque tem de fundo mais de 20 palmos e está todo cercado de altas serras e espessas matas virgens. Deságua esta lagoa no Lago de São João que vai ter ao mar e nela desembocam dois rios menores, um o Bacaxá e o outro Capivary.

Muito abundante de peixe, lontras e jacaré e toda a casta de águas aquáticas o que tudo serve de pasto aos voracíssimos ururdus desta lagoa. Me assegurou o Pe. Francisco de Lima que ouvira os bramidos de um deles …. como trovões surdos… também viu o mesmo padre, …ramalhar de longe uma vasta porção de golfãos, … aterrados os índios que o acompanhavam porque ali passara o ururdu e que deviam dali fugirem, como o fizeram a toda pressa.”(LAMEGO, A. pág.19-1913 – Academia dos Esquecidos 1759)”.

“Outro dia conversando com um senhor, Sr Narciso, morador de Sobara, Sobre o ronco do ururdú, perguntei se ele tinha alguma informação. Então ele me disse que na sua juventude era o Jacarétinguá mas que muito antes os antigos o chamavam de urutú ou ururdú, e que certa vez quando ainda jovem ia pescar na lagoa com seu pai, e os dois ouviram o ronco do ururdú, e saíram correndo, (descreve da mesma forma que o padre em 1759) sem olhar para traz.

Também me disse o Sr Narciso, este o seu nome, que após a dragagem que abriu a atual lagoa , o ronco desapareceu e nunca mais foi ouvido. Esta afirmação, nos leva a pensar que poderia ser um barulho das próprias águas a atravessarem algum enrrocamento ou queda d’água que tenha desaparecido. Poderia ser cabeça d’água nas nascentes que descendo a serra produzisse um ronco, pois é importante lembrar que o ronco desapareceu depois da dragagem, o nome é Lago Medonho. Portanto o que era aterrorizante estava no lago e não sobre ele.

Essas observações são importantes pois elas fazem parte da cultura local, e demonstram porque o lago é tão pouco usado. Realmente hoje é bastante perigoso nadar em suas águas, pois a grande quantidade de plantas aquáticas, podem prender os nadadores e afogá-los.

Mas diz a tradição, “Nhetoronya-aba”, que quer dizer lago medonho ou mal-assombrado e na verdade o é, porque tem de fundo mais de 20 palmos e está todo cercado de altas serras e espessas, matas virgens.”( idem)

Também sua descrição fala do lago medonho e do lago São João, que era o pântano formado pelos dois braços do rio São João, e que dava continuidade o lago de Juturnaíba, “Deságua esta lagoa no Lago de São João que vai ter ao mar”(ibidem)