Todo ser humano é um ser completo em si mesmo. Vem à Terra com uma missão só sua, daí o livre arbítrio. A falsa noção da necessidade e dependência de outro ser para seguirmos em nossa jornada terrestre tem causado enormes transtornos a muitos.
Diversas relações, longe de serem saudáveis, se constituem em graves obsessões, que embarreiram os projetos de vida. Qualquer dependência afetiva pode e deve ser comparada a uma dependência química, requerendo os mesmos cuidados. Não podemos basear a nossa felicidade e encarar como o objetivo da nossa vida o relacionamento com outra pessoa. O que podemos é contar com nós mesmos, trabalhando a nossa autoestima e desenvolvendo o nosso potencial.
Não menosprezo, entretanto, a plena felicidade que atinge alguns sortudos mortais ao encontrarem as suas tão afamadas “almas gêmeas”. Obviamente, tenho que admitir as benesses que um relacionamento pleno de harmonia e alegrias pode trazer para um afortunado ser.
Porém, a grande maioria de nós, que vive uma relação mais duradoura, passa por altos e baixos na mesma. Outros não conseguem nem fazer a relação durar, sendo alto os índices de separações e divórcios. E muitos passam longos períodos da vida sem uma cara metade ao lado. Mas isso não significa um fracasso na vida. Não! Simplesmente, na sua jornada atual, você deverá seguir sem um companheiro no amor. No entanto, isso não o condena a uma vida solitária. Muitos são os níveis de relacionamentos que temos com as pessoas. Cerque-se de parentes – pais, filhos, sobrinhos, etc. – e bons amigos.
E por que não também conviver, em alguns momentos, bem consigo mesmo(a)? Os projetos de que falo não são só os grandiosos. Ler um livro, assistir a um filme, fazer artesanato, fazer um curso, meditar são algumas pequenas realizações pessoais que podemos e precisamos empreender sozinhos, mas que são bastante prazerosas.
É claro que nos beneficiamos do convívio mais ou menos íntimo com as outras pessoas, contudo conseguimos, perfeitamente, viver de maneira independente.
Deixo, por fim, como recomendação a você, que empreenda a busca pela sua realização pessoal. Mas pessoal mesmo! Aquela que você constrói como indivíduo único, complexo e completo.
Acredite na sua completude e enverede pelo caminho que lhe fará plenamente feliz!
Boas realizações!