Mensageiro dos Lagos

DESMATAMENTO DE ÁREA PARA PLANTIO DE CANA DE AÇÚCAR NAS MARGENS DA LAGOA DE JUTURNAÍBA

Certamente você sabe que bebe água da lagoa de Juturnaíba, sabe também que ela fica a 70 km de Cabo Frio, na área agrícola de Araruama, Cabo frio, Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Todos estes municípios deveriam exercer fiscalização intensiva nas suas margens e na Área de Preservação Permanente – APP, que pela legislação é de 100 metros para o reservatório de Juturnaíba.

Apesar disso tudo, existe uma empresa, que produz álcool em Cabo Frio e planta cana de açúcar em áreas arrendadas no seu entorno. Fica localizada há dois quilômetros das margens, mas alugando terreno conseguiu invadir a área de proteção permanente da lagoa que é o nosso manancial de água, e hoje se deixarmos, vamos ter nossa lagoa contaminada por vinhaça e outros aditivos químicos necessários à produção de cana.

Observem bem o vídeo e vejam a destruição!

Pois é, tem gente do INEA dizendo que já era pasto e que então o problema fica menor!!!

Espero que não errem nas medidas das APP tanto da lagoa quanto das nascentes dentro do terreno atingido.

Espero que descubram a vegetação enterrada pela máquina agrícola tipo S90, tomara que percebam o corte reto da vegetação que mostra exatamente que houve supressão de vegetação no topo do morro e nas margens.

Invoco também o ICMBIO, que sendo o gestor da área, pois as fazendas alugadas estão dentro da APA do Rio São João – Mico Leão Dourado, para as devidas exigências, em favor do replantio das áreas degradadas, e que estendam também estas exigências a outras áreas igualmente degradadas no entorno do reservatório e dos rios São João, Capivari, Bacaxá e outros menores.

Afinal não queremos que nossa água de beber venha a ficar vermelha de novo como ficou em 2014 o Rio Una por contaminação de enxofre oriundo da vinhaça.

Aguardamos, inclusive, o controle de operação da fábrica e do plantio de cana nas outras áreas.

Apresentação1

 

Sair da versão mobile