O primeiro feriado do ano (1º de janeiro) não foi lá essas coisas para a maioria, já que caiu no domingo. Mas novo ano promete.
O novo ano tende a ser bastante proveitoso, principalmente para aqueles que trabalham no turismo e dependem desses feriadões para ganhar uma “graninha extra” e também àqueles que têm a chance da famosa “emendada”. No ano, serão dez feriados nacionais prolongados (contando com a famosa enforcada”.
Julho e agosto serão os únicos meses do ano que não vão dar descanso extra para os trabalhadores, se bem que nesse período tem o recesso escolar do meio de ano. Mesmo assim, 2017 poderá dar bons lucros para quem vive do turismo não só no verão, se comparado com o ano passado, que só teve dois finais de semana prolongados com feriados nacionais.
As ações das novas administrações municipais, levando em conta isso, devem se preparar para providenciarem programações que atraiam ainda mais os turistas para as suas cidades.
As comemorações começam já nos dias 27 e 28 de fevereiro, com o Carnaval, seguido pela Quarta-feira de Cinzas (1º de março).
O Dia Mundial do Trabalhor (1º de maio) será numa segunda-feira.
Corpus Christi (15 de junho), por cair em uma quinta-feira, tem a chance de se transformar em quatro dias de folga.
Em setembro, será a vez do 7 de setembro, a Independência do Brasil.
e em outubro (12) vem o feriado em homenagem à padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida.
Em novembro, tem Finados (2) e Proclamação da República (15) –único feriado do ano que cai em uma quarta-feira.
E terminamos o ano com o Natal, que diferente deste ano, vai cair em uma segunda-feira (25).
E podemos “incluir nesta conta” o réveillon que também cai na segunda.
Vale lembra que não incluímos aqui os feriados estaduais e/ou municipais que também colaboram bastante para esses finais de semana prolongados tão esperados pelos comerciantes e pelos operadores do turismo da região. Ou seja, teremos ainda a chance de se beneficiar de uma ou outra folguinha (dia do comerciários, funcionário público, Zumbi dos Palmares, aniversários e padroeiros locais, e por aí vai) ao longo de 2017.
Este novo ano tem tudo para ser muito melhor do que o ano passado.