Festival de Esquetes Teatrais de São Pedro da Aldeia Agita o Dia Mundial do Teatro

Uma Noite de Talentos e Emoção em São Pedro da Aldeia

No dia 27 de março, no Brasil e em todo o mundo, comemoramos o Dia Mundial do Teatro. Espetáculos teatrais, encontros e eventos celebram essa arte, ressaltando seu significado e sua importância. O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961. pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Em São Pedro da Aldeia a festa aconteceu no Teatro Municipal Átila Costa que foi sede do Festival de Esquetes Teatrais do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro (Sated/RJ), que com o apoio da Prefeitura da cidade, levou ao palco talento e muita emoção mostrando o quanto a cultura é importante para o desenvolvimento de um povo.

Segundo a Secretária Adjunta de Cultura, Edlúcia Marques (ao lado lendo o resultado do melhor esquete da noite), o evento é uma excelente oportunidade de integração das ações culturais da Região dos Lagos. “O festival ajuda a proporcionar o acesso aos espaços culturais e valoriza os talentos dos artistas locais”, afirmou.

O Festival de Esquetes tem caráter competitivo e ofereceu prêmios em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro colocados, além de troféus para diversas categorias. Todos os esquetes tiveram, no mínimo cinco e no máximo 10 minutos, para se apresentar. Para a diretora da Escola de Artes, Evana Peres, o evento foi uma importante oportunidade para os alunos da Oficina de Teatro da escola. “Eles participaram da organização, convívio com Companhias e Grupos Teatrais de toda a Região dos Lagos, além da conscientização da formação de plateia para a valorização profissional”, comentou.

O Festival de Esquetes teve caráter competitivo. Receberam os prêmios de melhor esquete “Diz pra mãe que eu tô com saudades”, em primeiro lugar e de melhor diretor, “Buraco na parede” e “Infância à luz de velas”, segundo e terceiro lugares respectivamente.

A categoria de melhor ator foi para Guilherme Carvalho, Claudia Mury levou melhor atriz (foto à esquerda).

E melhor texto original ficou com “Lua do Sertão”. “Ruídos de domingo em sol amargo” recebeu o prêmio de melhor conjunto da estética cênica e a melhor ambientação sonora ficou com o esquete “Buraco na parede”.

A programação contou com apresentações culturais do Grupo Angatu e de Capoeira do Mestre Camélia. Também participaram do Festival de Esquetes o diretor do Sated-RJ, Delcio Marinho, o diretor do Instituto Federal Fluminense, Victor Saraiva, o conselheiro regional de cultura do Estado, Carlos Henrique Pimentel, e o delegado do Sated-RJ na Região dos Lagos, Jiddu Saldanha.

 

Ao final, o secretário municipal de governo Eron Bezerra, anunciou que o município recebeu uma “Emenda Parlamentar” no valor de meio milhão de reais e que essa verba será usada para melhoria na estrutura do Teatro Municipal Átila Costa e valorizar ainda mais a cultura de São Pedro da Aldeia.

 

 

 

Nas fotos exclusivas abaixo, flagrantes do evento feitas por Renato Proença – Jornal Mensageiro dos Lagos.

[srizonfbalbum id=24]