GIL VIANNA ENTREGA A MAIOR HONRARIA DO ESTADO A RENATO VIANNA

Criado por: Renato Proença e Venancio Barreto

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Renato Vianna recebeu no dia quatro de outubro, das mãos do deputado Gil Vianna (PSB), a maior honraria que um cidadão pode ter no Estado do Rio de Janeiro, a MEDALHA TIRADENTES e respectivo Diploma.

Na foto, exclusiva do Jornal Mensageiro dos Lagos a sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio do Janeiro – ALERJ que homenageou o ex-prefeito de Arraial do Cabo, Renato Vianna.

No Projeto de Resolução Nº 484/2017, o Deputado Gil Vianna justificou a MEDALHA TIRADENTES com uma narrativa sobre a história de Renato Vianna, abaixo:

“Nascido em 1952, filho do pescador Bernardino Vianna e da senhora Delfina Mello Teixeira de Souza, Renato Vianna de Souza começou a trabalhar no ano de 1967, aos 15 anos de idade, na Prefeitura de Cabo Frio. Em 1972, foi requisitado para prestar serviços na Câmara Municipal de Cabo Frio, chegando a ocupar na época o mais alto cargo administrativo: Assessor Geral do Legislativo.

Em 1976, foi eleito, com apenas 24 anos de idade, sendo o mais novo vereador de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro.

Em 1982 foi reeleito, tendo sido na época o vereador mais votado da história política da Região dos Lagos.

Em agosto de 1985, renunciou ao mandato de vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Cabo Frio para disputar as eleições para prefeito de Arraial do Cabo. Antes de ser o primeiro Prefeito. Renunciou a vereança em Cabo Frio e assumiu como Superintendente administrativo da Cia. Nacional de Álcalis durante seis meses até se eleger prefeito. Foi eleito o primeiro Prefeito do Município de Arraial do Cabo, para o período de 1986 a 1988 (na época o mandato era de três anos).

Em 1996, foi eleito novamente prefeito de Arraial do Cabo, para o período de 1997 a 2000.

Realizações:

Como vereador de Cabo Frio:

Dentre vários feitos para a comunidade e diversos projetos de leis, destaca-se:

A liberação de aforamento (escrituras dos terrenos) para milhares de cidadãos legalizarem suas propriedades.

Implantou o primeiro curso público de segundo grau (ensino médio) no colégio Francisco Porto de Aguiar.

Como primeiro Prefeito de Arraial do Cabo, (mandato 1986 – 1988):

01) Instalação e montagem do prédio que funciona a prefeitura e sua estrutura administrativa e criação das diversas secretarias e setores da administração.

02) Compra de todo o mobiliário da prefeitura, secretarias e departamentos.

03) Compra de equipamentos e veículos para todos os setores da administração.

04) Saneamento Básico nas ruas Gonçalves Dias, Rui Barbosa, Duque de Caxias, Benjamim Constant, Clóvis Monteiro, Marechal Floriano Peixoto, Bernardo Lens, Avenida Roberto Silveira, Nilo Peçanha, José Francisco, Vilas Boas, Epitácio Pessoa, Joaquim de Deus, Bernardino Vianna, Jurema Mainhard, Frei Caneca, Rua dos Teixeira, Carlos Gomes, Franklin Moreira, Artur Bernardes, Avenida D. Pedro I, Venâncio Mello, Pastor Paulo Mainhard, Washington Luiz, Arthur Bernardes, D.Pedro II, Pedro Simas, Vereador Simas, Contorno da Praça Castelo Branco; Av. Roberto Silveira e muitas outras, sendo que todas receberam calçadas e paralelepípedo nas ruas.

05) Calçamento de boa parte das ruas de acesso ao Morro da Coca Cola.

06) Construção do HOSPITAL GERAL DE ARRAIAL DO CABO (HGAC).

07) Manilhamento, calçamento e asfaltamento da rua Epitácio Pessoa (subida da praia grande).

08) Urbanização e asfaltamento da entrada da cidade, com alargamento da estrada, em parceria com o Governo do Estado (Governador Moreira Franco).

09) Alargamento da estrada ARRAIAL DO CABO – CABO FRIO, em parceria com o Governo do Estado (Governador Moreira Franco).

10) Reforma geral do Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos.

11) Urbanização, calçamento, calçada e iluminação da Avenida Litorânea na Praia dos Anjos.

13) Implantação da CIRETRAN, em parceria com o Governo do Estado. Todos os moradores da Região dos Lagos, se dirigiam para ARRAIAL DO CABO, como objetivo de tirar a sua carteira de habilitação e legalização dos seus veículos.

Com a saída de Renato Vianna da prefeitura o CIRETRAN voltou para Cabo Frio.

Como Prefeito de Arraial do Cabo no segundo mandato (1997 – 2000):

01) Construção da Praça Martiniano Teixeira.

02) Construção da Praça do Império.

03) Construção da Praça Daniel Barreto, conhecida como Praça do Cova da Onça na Praia dos Anjos.

04) Construção da popularmente conhecida como Praça de Basílio.

05) Construção da Praça da Independência.

06) Construção da Praça de Monte Alto, principal praça do distrito.

07) Asfaltamento da estrada que liga o centro de Arraial do Cabo ao distrito de Figueira, em parceria com o governo do Estado (Governador Garotinho).

08) Urbanização do centro de Figueira.

09) Construção do Posto de Saúde de Figueira.

10) Construção da Escola Municipal de Figueira.

11) Iluminação do Distrito de Figueira.

12) Construção do Posto de Saúde de Monte Alto.

13) Construção do Posto de Saúde do Morro da Coca-cola.

13) Asfaltamento, saneamento e calçadas com pedras portuguesas, da Avenida Getúlio Vargas.

14) Asfaltamento e calçamento com pedras portuguesas da Avenida D. Pedro I, posteriormente substituídas por tijolinhos.

15) Construção da Escola de Monte Alto;

16) Reforma do Colégio Francisco Porto de Aguiar (hoje Colégio Hermes Barcellos);

17) Asfaltamento da Marina dos Pescadores.

18) Reforma da praça onde fica o Marco Histórico Américo Vespúcio.

19) Reforma do Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos.

20) Reforma geral do Parque Público e colocação de toda a cerca de madeira lá existente, até hoje.

21) Doação do terreno e apoio para a construção da Associação dos Aposentados.

22) Implantação da nova iluminação da cidade, com serviço de manutenção permanente.

23) Implantação do serviço de limpeza por bairro (setorizado).

24) Construção do Pórtico de entrada da cidade, com o objetivo de controlar a entrada de turistas, evitar a evasão de receita, (Fiscalização de entrada e saída de mercadorias) e segurança da população.

25) Reforma do santuário da Igreja Católica Nossa Senhora dos Remédios;

26) Na Saúde, foram instalados todos os programas instituídos pelo Governo Federal, foi implantada a Maternidade, UTI com 14 leitos e a UTI neo-natal. Era oferecida uma saúde digna para a população, inclusive com cirurgia plástica corretiva gratuita. A saúde cabista era tida como referência no estado.

27) Concessão de bolsas de estudo para estudantes universitários.

28) Disponibilização de ônibus para o transporte de universitários.

29) Foram implantados e oferecidos a população, através da Secretaria de Ação Social, diversos cursos profissionalizantes (desde culinária até mecânica).

30) Convênio com a CBF que proporcionava várias modalidades de esportes para aproximadamente 800 crianças, desde que estivessem na escola.

31) Legalização da área da Marina dos Pescadores junto ao SPU (Secretaria do Patrimônio da União), em nome da Colônia de Pescadores.

32) Foi implantada a Lei que isentava do IPTU, o proprietário de imóvel que ganhasse até um salário mínimo.

33) Realização do Campeonato de Pesca Submarina (etapas nacional e internacional).

34) Realização do Campeonato de Motocross, na Praia Grande (etapas nacional e internacional).

35) Realização do Supercross na Vila Industrial.

36) Realização do Rodeio Show, na Vila Industrial (com shows de Rick e Renner, Cidade Negra, Timbalada, entre outros)

37) Realização do show do Grupo Molejo, em pleno carnaval na Praia Grande.

40) Realização do show de Zeca Pagodinho, na Praia dos Anjos.

41) Realização do show de Beto Guedes, Flávio Venturini e grupo Tchakabum, na Praia dos Anjos, em comemoração da Semana Santa.

42) Municipalização do Porto do Forno, tida como o maior feito da administração Renato Vianna, objetivando atrair empresas prestadoras de serviços, para gerar empregos e para melhorar a arrecadação do município. A conquista da municipalização veio depois de dois anos de muita luta junto as autoridades governamentais, com total apoio do Senador Francisco Dornelles.

43) Criação do slogan “Arraial do Cabo a Capital do Mergulho” que até hoje colhemos os frutos com o turismo de mergulho e passeios de barco.

Ao sair da prefeitura, manteve sua jornada de trabalho fora da área pública. Em 2013 com a eleição do prefeito Alair Correa Cabo Frio , foi nomeado como Secretário de Serviços Públicos, promovendo o Choque de ordem na liberação dos passeios públicos, desobstruções das calçadas e varandas estendidas em cima dos passeios públicos e após um ano foi nomeado como Secretário de Ordem Pública, promovendo o Ordenamento de todo o trânsito do município com a valorização da guarda municipal.

No dia 1 de janeiro de 2017, assumiu como Presidente do Porto do Forno de Arraial do Cabo (COMAP).

PRINCIPAIS AÇÕES

Como primeira ação no comando da COMAP, Renato Vianna se reuniu com os servidores e ao tomar conhecimento de que havia uma enorme defasagem nos salários e o descumprimento do acordo coletivo, imediatamente determinou a adequação salarial e cuidou da normalização da folha de pagamento e da contribuição social dos servidores.

Através de uma gestão proativa, em um curto espaço de tempo restabeleceu a credibilidade da COMAP junto aos órgãos federais e estaduais, atendendo as notificações, determinações, termos de ajustamento de conduta, entre outros.

Demonstrou já na primeira reunião de Diretoria o desejo de que houvesse uma condução proativa, participativa, técnica e efetiva de todos os seus membros, determinado o comprometimento com o alcance das metas e resultados.

Promoveu contato com empresas de operação de serviços portuários que haviam encerrado suas atividades possibilitando o resgate da credibilidade gerando possibilidades de novas parcerias.

Promoveu o contato pessoal da Diretoria com a gerência da ANTAQ de forma a demonstrar o empenho e o desejo em restabelecer a credibilidade junto àquele órgão.

Determinou que fossem elaborados projetos de viabilidade técnica e operacional para que se pudesse implementar a médio e longo prazo, políticas que trouxessem resultados efetivos ao Porto.

Viabilizou a liberação para acesso de Navios de Passageiros, colocando Arraial do Cabo na rota dos transatlânticos, fomentando o turismo e gerando, consequentemente, receitas para o município.