Inea promove Consultas Públicas para a criação de duas novas unidades de conservação estaduais

image-1

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, realiza nos dias 3 e 4 de novembro, consultas públicas para a criação de duas unidades de conservação de proteção integral da categoria Monumento Natural, primeiras nessa modalidade sob gestão estadual: Monumento Natural  Serra da Beleza e Monumento Natural Serra dos Mascates, situados no Médio Paraíba Fluminense.

A criação dessas unidades de conservação   tem como objetivo assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e a restauração ecológica; oferecer oportunidades de visitação; interpretação e educação ambiental; e pesquisa científica, bem como contribuir com o desenvolvimento do turismo e atividades econômicas de bases sustentáveis na unidade de conservação e em seu entorno, entre outros.

Segundo a legislação vigente, as unidades de conservação da categoria Monumentos Naturais, podem ser constituídas por propriedades particulares, não havendo, portanto, a necessidade de desapropriação, desde que as atividades desenvolvidas não ofereçam impactos ao ambiente protegido pela unidade de conservação.

A Serra da Beleza abrange os municípios de Valença, Barra do Piraí e Barra Mansa, com variação de altitude entre 500 e 1300m. Na Serra e entorno são encontradas diversas oportunidades turísticas, devido à proximidade com regiões onde o turismo já é consolidado, como Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto, ambas no estado do Rio de Janeiro e, Santa Rita de Jacutinga, pertencente ao estado de Minas Gerais, alguns  dos atrativos presentes na futura unidade de conservação são: Mirante da Serra da Beleza, Quilombo São José, Túnel do Capoeirão e Ponte dos Arcos.

Cicloturismo – Devido a sua localização, grau de conservação e característica geológica, foi possível a identificação de diversos cursos d´água e cachoeiras formadas em determinados pontos. Podem ser destacados o Rio da Prata, situado no distrito de Santa Isabel do Rio Preto, os Rios do Turvo e do Sal localizados em São José do Turvo e Nossa Senhora do Amparo, respectivamente, assim como o Rio Bonito em Conservatória.

Na Serra dos Mascates, localizada no perímetro urbano da cidade de Valença, são encontrados remanescentes de Mata Atlântica em estágio secundário de regeneração. A Serra abrange um dos pontos mais altos da cidade com mais de mil metros de altitude, sendo utilizada por visitantes para a realização de caminhadas e contemplação da natureza. Dentre as atividades realizadas na Serra está a prática de voo livre.

Consultas Públicas para Criação do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza

Quando: 3/11, às 17h e 4/11, às 16h
Onde: Dia 3 de novembro no Salão Paroquial da Igreja Matriz, Rua Olímpia Junqueira, 279 – Distrito Santa Isabel do Rio Preto, Valença.

Dia 4 de novembro no Clube do Amparo, Praça Arthur Luís Correa, Distrito de Nossa Senhora do Amparo, Barra Mansa

Consulta Pública para Criação Monumento Natural Estadual Serra dos Mascates

Quando: 3/11; às 10h

Onde:  Auditório da CESVA – Fundação Don André Arcoverde, Rua Sargento Hugo, 161, Fátima, em  Valença

AssCom SEA/Inea – Secretaria de Estado do Ambiente RJ / Instituto Estadual do Ambiente RJ