MESTRE PEREIRA INAUGURA UM TORI NO SEU DOJÔ

Aconteceu nesta quarta-feira (22-02) a inauguração do Tori no Dojô do Sensei Pereira.

O torii é composto de dois pilares verticais, unidos no topo por uma trave horizontal (kasagi) geralmente mais larga que a distância entre os postes, muitas vezes em coloridos tons de vermelho. Alguns têm escritos entre as barras horizontais. Tradicionalmente, o tori era de madeira ou pedra, mas, recentemente, começaram a ser feitos em aço ou aço inoxidável.

Em torno desta estrutura básica, encontramos diversas variações, dependendo do estilo arquitetônico do santuário e da sua divindade principal (saijin).

Os templos podem ter um ou mais torii, indicando a crescente proximidade do local sagrado. Quando são vários, há, geralmente, um maior que é chamado ichi no torii (o primeiro torii). Além disso, os torii também podem estar integrados na tamagaki ou vedação que circunda o santuário.

Os mais utilizados são a madeira e a pedra, mas não há restrições estabelecidas e, na atualidade, têm sido construídos torii de outros materiais.

Não há consenso acerca da origem dos torii. No entanto, simbolizam claramente a separação, mas também a proximidade, entre o mundo dos homens e o mundo dos kami.

Esses portões são esteticamente agradáveis, e são colocados próximo a lagos, floresta, no mar e qualquer outro lugar próximo aos mais de 90 000 templos encontrados no Japão.

Na oportunidade estavam presentes alunos, outros caratecas e amigos do Sensei Pereira que fizeram questão de prestigiar o Mestre na ocasião.

Nas fotos de Renato Proença, do Mensageiro dos Lagos, momentos da inauguração de uma peça tão tradicional para os praticantes dessa arte marcial milenar japonesa.

 

From MESTRE PEREIRA INAUGURA UM TORI NO SEU DOJÔ. Posted by Mensageiro dos Lagos on 1/23/2020 (29 items)

Generated by Facebook Photo Fetcher 2