O GÁS É NOSSO!! SÃO PEDRO DA ALDEIA PASSA A PRODUZIR O BIOMETANO

Existe uma equação simples que é formada por três elementos e que mostra o equilíbrio entre os recursos naturais, o volume de população humana e os resíduos gerados pela forma de viver dessa população. O equilíbrio desta equação acontece quando a quantidade ou qualidade de recursos e o uso se equiparam, e dessa forma os resíduos passam a ser minimizados.

Para tal usamos através da reciclagem ou reaproveitamento dos recursos naturais. Como esta forma de equilíbrio não é a corrente entre as cidades brasileiras atuais, temos recursos naturais, explorados ao máximo, cidades crescendo sem planejamento, e lixo sendo gerado e alterando a qualidade dos recursos naturais, como a água ou a qualidade do solo.

O saneamento é exatamente uma das estratégias aplicadas para que isto venha a ocorrer. A coleta, tratamento, reciclagem e disposição final dos resíduos domésticos de uma cidade é hoje um dos maiores desafios que nossas cidades enfrentam.

Foi pensando nisso que em 2005, 2006 iniciamos através do Consorcio Intermunicipal Lagos São João, e do recém-criado Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, a campanha para a instalação de um aterro sanitário que viesse a receber e dar destino adequado aos resíduos domésticos das cidades da região dos lagos.

O onde e como fazer eram os dois problemas que o grupo que pensava esta ideia, teria que resolver. Ficou decidido que sem capital teríamos que conversar com empresas que se interessassem por arcar com o aterro, Bem conseguimos finalmente o apoio necessário com a criação da Dois Arcos que passou a planejar o aterro.

O Onde também era difícil, já que nenhuma cidade tinha espaço para abrigar um aterro sanitário, e finalmente a administração de São Pedro da Aldeia, que é uma cidade central em nossa região, praticamente equidistante de todas as outras, viesse a permitir a destinação de grande área onde seria possível instalar o aterro sanitário.

E a cereja do bolo era o acordo entre todas as cidades próximas que deveriam trazer seus resíduos domésticos para São Pedro da Aldeia e pagar ao aterro sanitário cada tonelada de lixo ali depositado para que este fizesse o recebimento e tratamento deste aterro.

Bom agora era só fazer o projeto, receber as licenças necessárias, e finalmente em 2008 foi iniciada a operação do Aterro Sanitário Dois Arcos. Lembro-me do dia da inauguração, onde todas as autoridades regionais, e algumas estaduais, estavam presentes. E nesta época algumas coisas interessantes aconteceram.

Havia um antigo lixão de São Pedro da aldeia, quase em frente, onde pessoas catavam lixo de forma desumana. Estas pessoas estavam revoltadas, alguns pseudo beneméritos diziam coitados, vão deixar de ser ”catadores de lixo” (como se isso fosse bom), alguns motoristas, proprietários de caminhões de lixo se negavam a ter que pagar pelo deposito do lixo, e alguns jogaram o resíduos do seu caminhão na porta do aterro recém-inaugurado, e para cumulo, as moscas do lixão antigo, rapidamente correram para atacar o belo coquetel que estava sendo servido, e muitos, mas muitos mesmos apostavam que nada iria dar certo!!!

Eu que como sempre acredito no melhor, perguntava: ”quando é que começa a produção de gás?”, e alguns colegas me diziam, se der conta do lixo, e recuperar o lixão em frente já é muito.

O tempo passou e o projeto deu certo.

As empresas coletoras compreenderam que deveriam dar o destino correto ao lixo coletado nas cidades. A lei de resíduos sólidos, foi promulgada em 2010. Então, no ano de 2015, já com o projeto de ampliação em andamento para licenciamento, fui visitar o aterro, para ver como tudo estava, e ver a planta de produção de gás, que eu tanto aguardava.

A alegria minha foi muito grande. Ela estava lá, a planta industrial para captação e futura distribuição de gás!

Desde então acho que já levei dois ou três grupos para visitarem. Também a Dois Arcos que estava aguardando a aprovação da regulamentação do gás Bio Metano pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para que fosse possível vender e distribuir a produção do gás metano através da rede de distribuição de gás.

Isto aconteceu hoje “ANP concede primeira aprovação para Bio Metano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto. A diretoria da ANP aprovou hoje (21/09) o controle de qualidade do Bio Metano produzido pela GNR Dois Arcos, localizada no município de São Pedro da Aldeia, RJ, cuja planta tem capacidade de produção de 10.000 m³/dia.” (www.anp.gov.br)

Simples assim!!!

As grandes coisas são simples, as vezes demoram para acontecer, mas quando acontecem mudam o jeito de resolver um problema.

Voltando ao equilíbrio, entre recursos naturais, população e resíduos, hoje, todos nós, moradores da região dos lagos, temos os nossos resíduos, transformados em recursos naturais que são o Bio Metano, que vai de novo abastecer nossas atividades, como combustível renovável que é!!

Ah, o lixão, foi recuperado e hoje é um bosque. Os catadores de lixo, alguns que naquela mesma época foram trabalhar no aterro, outros, se transformaram em catadores, de material reciclável. Não teve crescimento, a cooperativa que o governo municipal queria criar, mas como profissionais autônomos, vemos muitos trabalhando e ganhando seu rendimento sem ficar catando resíduos no meio do lixo.

Então o que posso dizer. Sinto orgulho por ter participado da ideia inicial, e sugiro, que jovens universitários e lideres comunitários da nossa região, que venham conhecer e se orgulhar também, para saber que, pelo menos em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, podemos dizer que o Brasil, quando quer, pode ser de primeiro mundo!!