Grupo de americanos participou até de plantio de mudas no Parque da Pedra Branca
Os parques estaduais, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), registraram uma excelente procura durante o mês de agosto, principalmente de turistas que vieram ao Rio de Janeiro para assistir aos Jogos Olímpicos.
Situado próximo ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o núcleo Camorim do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, recebeu cerca de 500 visitantes, a maioria de outros países: foram dinamarqueses, canadenses, japoneses, chineses, franceses, alemães, ingleses, americanos, holandeses, americanos, italianos, além de turistas de outros estados do Brasil. Alguns participaram de atividades realizadas no parque como o plantio de 50 mudas em área próxima ao Açude do Camorim que contou com a participação de um grupo de americanos e caminhada pelo roteiro histórico cultural entre a Estrada do Catonho e o núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, percurso de aproximadamente dez quilômetros.
“É uma honra receber turistas internacionais em nossas unidades de conservação.São vários os atrativos que o parque oferece para seus visitantes que vão desde caminhadas ecológicas e banhos de cachoeiras a locais propícios para a prática de rapel. Esse patrimônio precisa ser preservado, cuidado, e o sentimento de pertencimento dos visitantes é o que dá vida aos nossos parques”, ressaltou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
Com 12.400 hectares, a unidade de conservação é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo e possui belos atrativos como o açude e a Cachoeira do Camorim, Pedras do Quilombo e do Telégrafo, esta última com 350 metros de altitude e com vista para praias selvagens de Grumari, Perigoso e Praia do Meio. O parque abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e parte dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.
Parque Estadual da Serra da Tiririca
Com atrativos como Costão de Itacoatiara, Morro Alto Mourão, sítio arqueológico (em Itaipu) e o túnel da antiga Estação Ferroviária de Maricá, o Parque Estadual da Serra da Tiririca também foi procurado por visitantes estrangeiros: cerca de cem pessoas de outras nacionalidades estiveram no parque, entre as quais da França, da Holanda, da Colômbia, dos Estados Unidos, da Alemanha, da Ucrânia, de Honduras, entre outros.
O turista francês Francis Lloret fez uma caminhada pela trilha da Pedra do Elefante. Ele foi auxiliado pelos condutores, moradores do entorno do parque capacitados pelo Inea para auxiliar e conduzir os visitantes nos atrativos do parque.
“Quando vi que os condutores iriam organizar uma visita, decidi participar e não me arrependi. Foi muito interessante voltar a esta trilha com os ensinamentos deles sobre a Mata Atlântica. Fiquei com vontade de conhecer outras trilhas desse parque”, disse Francis Lloret.
Parque Estadual dos Três Picos
Com área aproximada de 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos recebeu 782 visitantes em seu núcleo de Montanhas, na região de Salinas, em Nova Friburgo. A unidade de conservação também foi cenário para o treino da delegação olímpica de ciclismo mountain bike da Eslovênia. Os esportistas treinaram a subida do Alto do Jacarandá, em Teresópolis.
“A experiência está sendo muito boa. Teresópolis é o lugar para a gente no momento. O parque é bem legal e tem muito potencial. A trilha é maravilhosa”, afirmou o atleta Urban Gorski.
“Além de ser um local lindo, ele oferece vários níveis de dificuldade para os treinos dos atletas. Esta é uma experiência única, pois uma oportunidade dessas não acontecerá tão cedo”, disse Robson Oliveira, atleta e articulador da vinda da delegação para o parque.
Com área aproximada de 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.