Um Peso Insustentável

img-20161018-wa0000

Um grande ator brasileiro, segundo a sua filha, também atriz, repetia constantemente uma mesma frase: “Consciência tranquila é falta de memória”. O ator é o extraordinário Procópio Ferreira. A filha, a magnífica Bibi Ferreira.

E essa frase nos lembra a falibilidade do homem. A frágil condição humana no que tange a tentação de enveredar pelo caminho mais fácil, porém menos correto, em alguns momentos da vida.
Errar é humano! Essa é uma máxima popular, a qual ouvimos desde sempre, que demonstra que o erro é uma constante na vida de qualquer pessoa.

Ninguém está livre de, num momento de fraqueza, cometer erros na sua vida, mais leves ou até crimes hediondos.
Para muitos, seja por enfermidades mentais ou da própria alma,o arrependimento não faz parte do seu dia-a-dia. Seguem indiferentes aos próprios atos.

Para outros, o peso de uma atitude mal pensada impede que a vida prossiga no seu curso normal.
A culpa pode levar a grandes enfermidades e impede aquele que errou de prosseguir, normalmente, o curso de sua vida, que para parcialmente ou por completo, por determinado período. É o remorso fazendo o seu trabalho.
Contudo, o que as pessoas devem ter em mente é que o arrependimento já é um caminho de volta das ações aos trilhos das boas condutas.

É preciso que se tenha consciência de que a culpa só impede que prossigamos em frente. Que realizemos algo que realmente nos trará a redenção dos nossos atos, no sentido de novas tomadas de atitude, agora pelo caminho mais certo e não pelo mais fácil.

O que o mundo precisa, e é realmente mais útil, é de um trabalho que contribua com a sociedade e não de alguém deprimido por atitudes que tomou e nas quais não pode voltar atrás.
Portanto, siga em frente em sua jornada e contribua da melhor maneira que puder para deixar o mundo mais agradável de se viver. Você verá que isso lhe fará sentir bem melhor e agradará mais às pessoas ao seu redor.
Desejo a todos um bom e edificante trabalho no caminho da iluminação.