A Educação Por Um Fio

Lamentavelmente, nós professores chegamos ontem a este 15 de outubro de 2018 sem muito a comemorar, tanto com relação à satisfação profissional quanto no que diz respeito a educação deste país. E recentemente, a triste história de um herói do dia-a-dia virou um símbolo vergonhoso do que educadores vêm sofrendo rotineiramente: a agressão e humilhação sofrida pelo professor de Língua Portuguesa, do Centro Integrado de Escola Pública (CIEP) Mestre Marçal, de Rio das Ostras, Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos.

Esses atos de violência e vandalismos, que já se tornonaram comuns na rotina de quem mereceria um mínimo de respeito, atingiram, de maneira brutal, não só este educador, como toda a categoria. E olha que não estou me referindo a casos ainda mais graves que chegam a espancamentos e assassinatos de professores.

Em matéria publicada pela Folha de São Paulo, em primeiro de dezembro de 2017, lemos sobre o espancamento de um professor de matemática, por um jovem de 20 anos, estudante do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O fato, que infelizmente já se tornou comum, ocorreu na Escola Estadual Antônio de Alcântara Machado, localizada na Vila Gumercindo, zona sul de São Paulo. A mesma matéria fala que o estudo realizado pelo sindicato dos professores do estado de São Paulo, divulgado em setembro daquele ano, mostra que 51% dos profissionais já foram vítimas de violência em ambiente escolar.

Não podemos banalizar assim essa relação tão conturbada entre educadores e seus discípulos que, pelos seus mestres, deveriam ter o máximo respeito.

O conhecimento é uma preciosidade a qual uma grande parcela da nossa sociedade não valoriza. Não se valoriza o conhecimento e nem quem o transmite. E a triste ironia disso tudo é que a nossa salvação, a reestruturação desta sociedade doente, pode sugir exatamente a partir de uma educação de qualidade, tanto das famílias de nossas crianças quanto das escolas que elas frequentam.

Portanto, eu peço encarecidamente aos senhores pais que orientem seus filhos no sentido de valorizarem aquele que lhes entrega nas mãos algo tão importante que é o conhecimento, responsável pelo futuro de cada um deles.

Somente com crianças e jovens bem orientados e bem formados poderemos, um dia, esperar por um futuro melhor para esta nação.

Fontes:
https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,video-mostra-alunos-agredindo-e-humilhando-professor-em-rio-das-ostras,70002511766

https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/12/1940021-video-mostra-agressao-a-professor-de-sp-com-socos-e-pontapes-de-estudante.shtml

Foto:
http://www.obeabadosertao.com.br/UserFiles/Image/educacao/professor_cansado_465a.jpg