Bebês nascidos em setembro são homenageados com mudas de árvores

dscn0459

Ainda em comemoração ao Dia da Árvore, a Prolagos transformou número de nascimentos no mês de setembro no plantio de mudas às margens da represa que abastece a Região dos Lagos

Medidas que recuperam e preservam a qualidade do único manancial que abastece a Região dos Lagos – a Lagoa de Juturnaíba – se aliam às ações de conscientização da população promovida pela Prolagos. Sob essa diretriz, a concessionária transforma cada nascimento ocorrido no mês de setembro em árvores plantadas às margens do manancial de Juturnaíba. Os primeiros plantios serão no dia 28/10, às 9h30, no entorno da Estação de Tratamento de Água (ETA), às margens da Lagoa de Juturnaíba, ainda em comemoração ao Dia da Árvore (21/09).

Nesta iniciativa, serão plantadas 400 mudas de 40 diferentes espécies de plantas nativas da Região dos Lagos em uma área de meio hectare. Ao longo das plantações, placas serão fixadas com os nomes dos bebês que vão “apadrinhar” os exemplares, que se desenvolverão junto com as crianças.

Em setembro, nasceram cerca de 200 bebês na região. Serão, portanto, plantadas duas árvores para cada criança. A Prolagos irá cuidar das plantas durante toda a fase de crescimento até que elas se tornem adultas. 

A escolha da localização do plantio visou a conservação das matas ciliares, que funcionam como um filtro natural. Elas seguram a terra, os agroquímicos e adubos que, na sua ausência, acabam nos mananciais. 

Essas matas também funcionam como grandes esponjas que absorvem a água quando chove e vão soltando-a lentamente nos mananciais durante vários dias.

carlos-roma

“O objetivo da campanha é ressaltar a importância da participação de todos na preservação dos recursos hídricos e do ecossistema da Região dos Lagos. O plantio de espécies nativas visa contribuir com preservação de qualidade do manancial de Juturnaíba”, explica Carlos Roma Jr., presidente da Prolagos.