Brinquedos velhos são restaurados para presentear crianças carentes. A meta para 2016 é atender mil pessoas da zona rural.

oficina-de-reciclagem-de-brinquedos-os-ajudantes-de-papai-noel-uva-9

Brinquedos sujos, quebrados ou faltando peças não precisam ir para o lixo e podem ter uma segunda chance para fazer outra criança feliz. Esta é uma das propostas da Oficina de Reciclagem de Brinquedos – Os Ajudantes de Papai Noel, montada no Laboratório de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. Após um minucioso trabalho de higienização e restauro, os brinquedos viram presentes de natal para crianças carentes, entregues pessoalmente pelo Papai Noel e sua comitiva. A meta deste ano é atender cerca de mil crianças e adolescentes da zona rural dos municípios da Região dos Lagos, entre elas as comunidades de Sobradinho, Sobara e Agrisa.

 oficina-de-reciclagem-de-brinquedos-os-ajudantes-de-papai-noel-uva-1

A oficina recebe todo tipo de brinquedo, desde que não faça apologia à violência, independente do estado de conservação – sujo, quebrado ou faltando peça. No laboratório, as doações passam por uma triagem para identificar a necessidade de restauro. Em seguida, os brinquedos são higienizados, consertados e separados por faixa etária. Por fim, inicia-se a montagem dos kits, todos com um valor equivalente, e a inclusão de algum tipo de literatura (livros e gibis) ou revista de atividades, com o objetivo de estimular o hábito da leitura.

oficina-de-reciclagem-de-brinquedos-os-ajudantes-de-papai-noel-uva-5

O embrião do projeto surgiu em 1990, quando a professora Cláudia Oliveira fazia faculdade de Biologia. Ela conta que o volume de resíduos gerado com o descarte de brinquedos quebrados, especialmente de plástico, chamava a atenção de um grupo de jovens estudantes, que passou a buscar alternativas para diminuir o lixo gerado. Dar uma nova vida aos brinquedos foi a solução encontrada. Desde então, a atividade vai muito além de uma simples lição de sustentabilidade. Solidariedade, amor ao próximo e reflexões sobre o consumo consciente também tecem o projeto, que transforma não apenas os objetos, mas a vida dos voluntários que se envolvem na ação e daqueles que recebem os presentes.

oficina-de-reciclagem-de-brinquedos-os-ajudantes-de-papai-noel-uva-8

Pessoas e empresas que quiserem participar da iniciativa podem doar brinquedos, livros e gibis, novos e usados. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, no Laboratório de Enfermagem (sala 120). E aqueles que quiserem conhecer melhor o projeto e participar da etapa de higienização e restauro também podem se dirigir ao campus da Universidade, sempre no período da tarde, das 15h às 17h, durante a semana.

 oficina-de-reciclagem-de-brinquedos-os-ajudantes-de-papai-noel-uva-7

Contemplados

No ano passado, cerca de 800 crianças da comunidade do bairro Maria Joaquina, na divisa dos municípios de Cabo Frio e Armação dos Búzios, e de Iguaba Grande receberam a comitiva do Papai Noel.Desde 2006, quando passou a fazer parte dos projetos de extensão da UVA, cerca de 7,4 mil crianças e adolescentes foram contempladas pela oficina, que visitou localidades em todos os municípios da Região dos Lagos. No dia 24, crianças hospitalizadas em casas de Saúde de Cabo Frio também recebem o Papai Noel.

Andréa Luiza Collet – Assistente de Comunicação Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno

Comments

comments