No domingo, 16 de outubro, a COMIG (Corporação Musical de Iguaba Grande) vence Campeonato Estadual realizado pela FFABERJ (Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro). A disputa aconteceu no município de Cachoeiras de Macacu.
A COMIG foi premiada, em sua categoria Percussão Instrumentos Menor Juvenil, com o 1° lugar em Corpo Musical, Corpo Coreográfico e Baliza Feminino, representada por Luiza Barros. Além, do 2° lugar, com a Regente Mor Ayane Alonso. De acordo com o Regente Jorge Rafael, a banda vem desde 2013 obtendo resultados expressivos: “Fomos com 19 componentes enquanto, no ano passado fomos com 26, parece que não faz diferença, mas a qualidade musical é maior, porque a parte melódica soa mais. Estou feliz com os resultados alcançados. Até pra ressaltar a importância do nosso grupo somos a única Banda a se classificar em um Campeonato Nacional da Região dos Lagos. Só quem faz com amor e humildade no coração consegue chegar aonde à gente chegou”.
A COMIG é um projeto do Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e já acumula 48 troféus com premiações por todo o Brasil: “É um grande prazer, para nós que vimos a COMIG nascer, que vêm todos os anos levando o nome do nosso município aos patamares mais altos de todos os campeonatos que acontecem no Rio e no Brasil, com a coordenação do Ismar Barbosa, que já foi aluno”, concluiu João Gabriel Cortez, Diretor de Cultura.
Segundo Ismar Barbosa, Coordenador da COMIG, a banda surgiu, em 2002 com a regência de Miquéias Gomes: “Em 2009, no Governo passado, a gente começou a se estruturar e continuamos recebendo todo o apoio do atual Governo e foi nestes últimos anos, que conseguimos ganhar muitas premiações, com a classificação no Nacional. Temos que agradecer a prefeita por dar toda a estrutura e sempre nos ouvir e as mães que são a extensão dos nossos braços, estando sempre presentes”.
A Baliza Luiza Barros foi Tricampeã Estadual e Campeã Nacional com a COMIG: “Foi muito emocionante, porque estava a quatro anos afastada e só tive três dias para treinar, batalhei bastante e consegui”. Já a Regente Mor, Ayane Alonso, concorreu pela primeira vez: “Foi muito gratificante participar do primeiro Estadual. Competir com veteranos e ficar em segundo lugar é uma vitória enorme. Só nós sabemos o quanto lutamos pra receber estes troféus. Tenho muito a agradecer ao Ismar, ao Jorge e ao Miquéias por ter fundado esta banda. Considero a COMIG a minha segunda família”.