DEBATE POLÍTICO – Postulantes ao Cargo de Prefeito Falam Sobre Seus Projetos – Engenheiro Rui Pinheiro

 

imagem-009-copia-2-tratada-copia

O Jornal Mensageiro dos Lagos em sua incansável busca para trazer ao seu leitor as mais relevantes informações para contribuir com o crescimento da consciência cidadã de todos fará, a partir dessa edição, em debate com os postulantes ao cargo de prefeito de São Pedro da Aldeia, com o intuito de trazer para todos, como pensam sobre cinco temas que mais preocupam os cidadãos atualmente.

As questões de maior relevância para a sociedade atual – Saúde, Educação, Geração de Emprego, Segurança Pública, e o Esporte (lembrando que estamos vivendo o clima da Olimpíada do Rio de Janeiro) – serão discutidas por cada um e suas impressões trarão ao eleitor mais ferramentas na hora de decidir quem escolher dia 2 de outubro.

Nesta edição, traremos o que o Engenheiro Rui Pinheiro pensa sobre os temas escolhidos pelo Jornal Mensageiro dos Lagos.

 

Na SAÚDE PÚBLICA nós vemos que esse modelo de OS’s que prestam atendimento a várias prefeituras por todo estado não têm dado certo, nós ouvimos pelas mídias diversas, notícias diárias de corrupções e desvios além do fato de que elas são empresas particulares, e por isso visam o MAIOR LUCRO POSSÍVEL EM DETRIMENTO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO.

Com isso temos que as OS’s vão sempre minimizar seus custos, diminuindo o quadro de funcionários técnicos e médicos para seu maior lucro, prejudicando assim o atendimento aos aldeenses.

Então, eu acredito que, tendo médicos comprometidos com a saúde do município conseguiremos com muito menos gastos uma qualidade melhor de serviços. Então temos que ter pessoas do município, comprometida com a saúde da população e que tenha conhecimento das condições de cada bairro para determinar as ações que darão soluções a muitos dos nossos problemas.

Outro trabalho a ser realizado é utilizar o programa de médico de família nas comunidades com menor densidade demográfica, pois assim esses profissionais trabalharão a saúde preventiva dessas populações, uma vez que é melhor trabalha a saúde do que a doença, facilitando a vida dessas pessoas que têm menos facilidade de locomoção aos centros de atendimento, portanto o médico de família é a melhor alternativa para o atendimento dessas comunidades mais afastadas.

Portanto o direcionamento será sempre a busca da medicina preventiva, devemos trabalhar com a saúde e não da doença. A medicina preventiva é muito mais barata que a saúde corretiva.

Quanto a UPA, entendo que ela é um “elefante branco” que o estado se comprometeu em manter e hoje não consegue. Durante o tempo que funcionou vimos que foi muito bom e seus resultados melhoraram a qualidade de vida dos usuários, portanto passa ser uma obrigação da prefeitura a luta para se manter esse pronto-atendimento de qualidade que salva vidas de nossos munícipes.

 

Na EDUCAÇÃO eu não abro mão da “educação de qualidade”, e eu entendo que a alcancemos precisamos concretizar um sonho antigo que é a escola de turno único, temos exemplos de países adiantados que a praticam com sucesso. Logicamente, não existe possibilidade de transformas todas as escolas de uma só vez, mas começando o trabalho nas escolas dos bairros menos favorecidos começaremos um processo irreversível que é a implantação desse projeto.

E o que é a ESCOLA DE TURNO ÚNICO? O aluno vai para a escola no período regulamentar e fica na escola no contraturno, onde ele terá as refeições mais adequadas e terá também, principalmente, AULAS DE REFORÇO ESCOLAR, com acesso a aulas complementares de línguas (inglês, espanhol e etc.), informática, cidadania, higiene (pessoal e coletivo), uma assistência médica preventiva (oftalmologia, odontologia e clínica médica periódica) que melhorarão em muito a saúde delas, além das mais diversas manifestações das artes (música, teatro, artes plásticas e etc.), e do acesso à prática de vários esportes (futebol, vôlei, handebol, basquete, atletismo, lutas marciais, natação – onde for possível), mas a prática do esporte é um capítulo a parte que falaremos depois.

Porque enfatizo o reforço escolar? Com ele, o aluno deixa de ser um aluno mediano e passa a ser um bom aluno, muito mais qualificado e pronto para concorrer de igual para igual no mercado de trabalho e muito mais preparado, com condições reais de acesso aos diversos concursos públicos, civis e militares, que se apresentam hoje em dia.

Os ganhos da Escola de Turno Único, não param por aí!

Temos outras grandes vantagens para se levar em conta: as crianças, sob a proteção e orientação da escola, não ficam ociosas à mercê de todas as atrocidades e a violência, que se apresenta nos dias de hoje, o tráfico, a criminalidade bate à nossa porta todos os dias, e na escola a criança e adolescente fica livre dessa praga social que nos aflige diariamente.

Outro ganho será o acréscimo de renda para as famílias. Uma vez que as crianças estarão na escola a maior parte do dia, os pais economizarão com as despesas domésticas de manutenção dessa criança, além do que as mães também estarão com mais tempo para poderem trabalhar e ajudar no orçamento do lar, aumentando consideravelmente a renda familiar e a qualidade de vida das famílias.

 

 

Com relação à GERAÇÃO DE EMPREGOS, entendemos que a qualificação técnica dos cidadãos aldeenses, principalmente dos mais jovens, é de suma importância e vamos fomentar as diversas formas de profissionalização do maior número de trabalhadores de nossa cidade, incentivando e apoiando as escolas que fornecem esse ensino profissionalizante, além de incluir nos acordos firmados com as empresas que quiserem se instalar em nossa cidade, a obrigatoriedade de incluir a formação profissional em sua rotina administrativa.

Entendo que as empresas que recebem diversas vantagens com isenções de impostos e incentivos fiscais, devam também profissionalizar e treinar seus colaboradores para que esses tenham também acesso aos melhores postos de trabalho dentro da empresa. O que vemos é que a maioria dos postos de trabalho ocupados para os aldeenses são de menores salários pela falta de qualificação e os melhores cargos de chefia e gerência são “importados”. Com esse acordo, um maior número de trabalhadores terá acesso a esses cargos de maior relevância, responsabilidade e remuneração, dentro das empresas. Teremos assim, além de maior número de postos de trabalho ocupados, teremos os de mais qualidades e remunerações também.

Outra preocupação neste tema é a atração de novas empresas para o município. Sempre preocupado com os meandros da Lei, onde a prefeitura não pode praticar a “renúncia de receita”, iremos sim incentivar o maior número de empresas a se instalarem na cidade, com a real criação de polos empresariais (automotivos, de distribuição, têxtil, industrial e etc.) em nossa cidade, para que se aumente ainda mais o número de aldeenses empregados com suas Carteiras de Trabalho assinadas e assim, protegidos pelas Leis Trabalhistas, em melhores cargos e de maiores remunerações.

 

A SEGURANÇA PÚBLICA, no momento é um dos problemas maiores que nos aflige, nas grandes cidades e com reflexos diretos em nosso município, estamos vendo casos de assaltos, roubos e furtos a todo instante e à luz do dia. Então é necessário que a Prefeitura realmente crie e apoie a SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA, estruturando-a bem com bons profissionais, com treinamentos, novos equipamentos e tecnologias, cuidar com bastante atenção e cuidado da questão do armamento da guarda municipal, pois estamos a cada instante nos deparando com a criminalidade nas nossas portas, cada vez mais o número de meliantes armados aumenta e, portanto, devemos dar melhores condições para que a guarda municipal possa sair para o seu trabalho preparada para esse enfrentamento cada vez mais inevitável, infelizmente. Então, com uma Secretaria de Ordem Pública muito mais preparada e equipada, nos dará mais condições de enfrentarmos essa nova condição que enfrentamos, onde poderemos intensificar as rondas escolares diurnas e noturnas e dando condições para que a guarda também trabalhe nos horários noturnos com equipamentos adequados.

E eu falo de estruturação, digo também de um cuidado especial com o plano de carreira do servidor público em geral, para que ele tenha uma evolução dentro da hierarquia definida com regras claras para ascensão e esses postos de maiores responsabilidades e, por consequência, melhores salários, com o objetivo de que o servidor fique motivado a, cada vez mais, se instruir e se preparar para prestar também um serviço à população cada vez mais atualizado e de melhor qualidade.

 

Inspirado pelas Olimpíadas que estão às nossas portas, eu afirmo que o ESPORTE TEM QUE SER LEVADO A SÉRIO!

Entendo que a prática esportiva é o melhor caminho para que se incentivem a todos e, principalmente aos jovens, a terem uma vida mais saudável, longe do ócio, das drogas e vícios em geral, e longe da criminalidade. Pois quando o jovem começa a praticar atividades esportivas, ele presta mais atenção à sua saúde, deixa os vícios, cuida melhor da sua alimentação e começa a almejar um futuro como profissional esportista e isso tudo remete o jovem ao um bom caminho longe de tudo que existe de ruim na nossa sociedade.

Eu sempre pratiquei esporte, sou carateca, faixa preta em dois estilos diferentes e professor, e por isso tenho a vivência que o esporte dá uma disciplina, ensina o respeito e hierarquia e leva o jovem a se preocupar consigo mesmo e com sua qualidade de vida.

Entendo assim que o esporte deveria ser realmente incentivado, pretendo criar as “Olimpíadas Estudantis” modificando a concepção de apenas jogos escolares, uma competição anual ou bienal, onde todo o ano, os jovens e as escolas estejam se preparando para esse evento, e é onde nós teremos mais oportunidades de descobrir novos talentos e apoiá-los em suas carreiras desportivas, não só no futebol, como também em outras modalidades. Nós temos em nosso município diversos valores que se destacaram em várias modalidades, e dando essa oportunidade, temos a certeza de que valores se despontarão no cenário esportivo nacional e mundial em várias modalidades esportivas.

Para isso, pretendo fomentar parcerias para a criação de parques esportivos e centros de treinamentos de excelência, onde o jovem possa ter acesso a especialistas em diversas áreas para que haja esse desenvolvimento mais direcionado e específico de cada modalidade.