Deputado André Corrêa participa de entrega de Planos Municipais de Mata Atlântica


No mesmo evento foi assinado Contrato de Gestão com Consórcio Intermunicipal Lagos São João

 

No último sábado (09/21), o deputado estadual André Corrêa esteve em Iguaba Grande par acompanhar a entrega dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica para 12 municípios da Região dos Lagos. Esse trabalhou começou na sua gestão como secretário de Estado do Ambiente. As cidades contempladas foram Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim.

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Inea auxiliaram os municípios na elaboração desses planos, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. Esse trabalho foi feito de forma regionalizada e a Região dos Lagos foi a segunda a receber.

No seu discurso, o deputado estadual André Corrêa fez um apelo às autoridades presentes para que coloquem em prática o conteúdo dos planos municipais. “Hoje o Rio de Janeiro está há seis anos no nível de desmatamento zero e é reconhecido por instituições sérias, por exemplo a SOS Mata Atlântica, como o Estado que mais recupera seu verde”, enfatizou.

André Corrêa também disse que durante sua gestão como Secretário viabilizou a Unidade de Policiamento Ambiental em Cabo Frio, no Dormitório das Garças e ajudou a aprovar na Assembleia as leis necessárias para aumentar o número de Guarda-Parques do Estado do RJ de 160 para 260 profissionais.

O superintende do Inea, Fernando Matias, afirmou que era um prazer muito grande fazer a entrega desses estudos e agradeceu ao deputado estadual André Corrêa por fazer por política de Estado, para futuras gerações, e acrescentou que o deputado, quando estava secretário deixou assinado o projeto para a elaboração de estudos para mais 36 municípios das regiões Serrana e Médio Paraíba do Estado.

Assinatura do Consórcio

Um dos principais instrumentos de gestão ambiental da Região dos Lagos – Consórcio Intermunicipal Lagos São João, teve no mesmo sábado o seu novo contrato de gestão assinado. A assinatura do contrato viabiliza a continuidade da revitalização da Laguna de Araruama e outros projetos ambientais.

O Comitê é formado por representantes do poder público federal, estadual e municipal, de usuários de recursos hídricos e de entidades da sociedade civil organizada. Ele foi fundado em 17 de dezembro de 1999, tendo como articuladores os deputados André Corrêa e Fernando Gabeira.

Em seu discurso, a prefeita de Iguaba, Grasiella Magalhães, que a nova delegatária do consórcio, agradeceu ao deputado Estadual André Corrêa e a subsecretária do Inea, Eliane Barbosa, pelo apoio dado para a viabilização do consórcio: “o André Corrêa confiou na gente e juntos vamos para um projeto maior, que é o nosso ambiente e nossas lagoas”.

Comments

comments