Inaugurada a Unidade de Saúde Centro/Mossoró – Atenção preferencial será aos pescadores

Porém a reclamação geral é que os pacientes terão que “ESCALAR” o Morro do Mossoró para serem atendidos

A Unidade Básica de Saúde Centro/Mossoró Edilson Porto da Silva foi inaugurada nesta quinta-feira (20/04). A nova Unidade de Saúde vai dar atenção especial aos pescadores, com o primeiro núcleo municipal de Saúde do Pescador e também irá atender aos moradores do Mossoró, Centro, Estação, Itinga e Bairros que não são atendidos por Unidades de Saúde (Recanto do Sol, por exemplo), porém estes terão que ir à pé, de carro ou táxi (NÃO TEM ÔNIBUS PARA O LOCAL) para serem atendidos.

O prefeito Cláudio Chumbinho em suas palavras durante a inauguração destacou a importância de uma união entre governo, legislativo e população.

“Estamos trabalhando para fazer de São Pedro da Aldeia uma cidade cada vez melhor, mesmo no meio de toda essa crise nacional e estadual. Para continuarmos no rumo desse crescimento, precisamos estar unidos, população, governo e vereadores, porque só assim poderemos superar esses problemas e continuar trazendo obras como essa”, afirmou o prefeito.

A Secretária de Saúde, Francislene Casemiro (foto ao lado), explicou como será o diferencial da Unidade de Saúde junto aos pescadores.

“Teremos, como em todas as Unidades, os atendimentos de dois clínicos gerais, ginecologista, obstetra, dentista, pediatra, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, equipe administrativa, e ainda, nesta Unidade, teremos a especialidade da dermatologia, que servirá para atender aos pescadores que trabalham expostos ao sol. Vamos nos reunir com os pescadores para ampliar esse atendimento e verificarmos de que forma podemos melhorar ainda mais o atendimento”, afirmou.

A queixa que chegou ao Jornal Mensageiro dos Lagos é que, agora, quem quiser ser atendido terá que, mesmo sob o sol escaldante, ventos fortes e chuvas frequentes na Região dos Lagos, escalar o Morro do Mossoró para chegar à nova Unidade Básica de Saúde que funcionará de segunda a sexta-feira das 7h às 16h, na Rua Ramiro Antunes s/n, ao lado da capela de São Francisco de Assis, instalada num local ótimo para os moradores locais, MAS PÉSSIMO PARA O RESTANTE DOS USUÁRIOS. Ou seja, pessoas debilitadas por doenças que buscarem atendimento médico, pacientes que farão coletas de sangue para exames (em jejum) e etc., terão que passar por mais esse sacrifício para serem atendidas.

Respondendo a essa reclamação, a Secretária de Saúde, Francislene Casemiro se posicionou:

“Agora que cumprimos essa etapa da instalação desta Unidade, partiremos para a revitalização da antiga Policlínica do Centro, nas dependências do antigo IPAC, o que resolveria o problema de mobilidades dos outros usuários desta Unidade “CENTRO/MOSSORÓ” e também estamos em estudos para viabilizar uma melhor forma de atender aos moradores do Recanto do Sol.” (NR – Foi sugerido à Secretária que estude utilizar as antigas dependências da Escola Antônio Vaz da Silva que, atualmente está sendo subutilizado pela associação de moradores local, e que tem salas grandes e ociosas e que podem ser facilmente adaptadas para o atendimento aos moradores)

Dilson da Silva (Dilsinho), filho do homenageado

Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Mauro Lobo, o Procurador Geral, Cristiano Oliveira, a secretária de Saúde, Francislene Casemiro; o secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb; o secretário de Fazenda, Ronan Marinho; o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; o secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques; o secretário de Governo, Eronildes Bezerra; o secretário de Serviços Públicos, Jayme Gomes, a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Liane Martins; o presidente do Legislativo aldeense, Bruno Costa; os vereadores Ediel Teles, Mislene Conceição, Claudia Gregório, Leni Santos, José Victor Coutinho da Costa (Vitinho) e Ronaldo Linhares (Naldinho), além do representante da Colônia de Pesca Z-6, Haroldo Pinheiro, do Presidente da FEMANSPA Paulo Roberto Vasconcellos, além de Dilson da Silva (Dilsinho), filho do homenageado.