Instituto Estadual do Ambiente lança Programa de Voluntariado em Parques Estaduais

 image-1

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recebe, até o dia 20 de outubro, inscrições para o Programa de Voluntariado nos Parques Estaduais do Rio de Janeiro. O objetivo é aproximar a população das unidades de conservação, incentivando a participação na gestão e manejo dos recursos naturais.

Os voluntários selecionados irão atuar nos parques da Pedra Branca (PEPB), localizado na Zona Oeste do Rio, e da Serra da Tiririca (PESET), na Região Metropolitana. A área de atuação dos inscritos vai depender das necessidades de cada unidade de conservação, que vai desde o atendimento ao público e manejo de trilhas à educação ambiental, eventos e turismo.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e ter compromisso e responsabilidade com a conservação ambiental. As inscrições podem ser realizadas através do email voluntariado.inea@gmail.com, com o assunto “Inscrição para Voluntariado Ambiental”, onde devem ser enviadas as cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF), comprovantes de residência e habilitação pessoal e curriculum vitae. O início do programa está previsto para o dia 1º de novembro.

As inscrições também podem ser feitas pessoalmente nas sedes do Parque Estadual da Pedra Branca, no endereço Estrada do Pau-da-Fome, nº 4003, Taquara e no Parque Estadual da Serra da Tiririca, que fica na Rua Engenheiros Domingos Barbosa, nº 4, Recanto de Itaipuaçu, Maricá. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h.

Segundo Paulo Schiavo, Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, o maior legado será a integração entre a sociedade e a necessidade de proteção dos ecossistemas do Estado do Rio de Janeiro.

“Estamos trabalhando para que o Programa de Voluntariado seja inovador e inclusivo. Temos como objetivo estimular práticas voluntárias em ambientes naturais do Estado, aproximar pessoas da temática ambiental e envolver os cidadãos em atividades que ajudem na conservação da flora, fauna, da paisagem e demais recursos naturais”, explica Schiavo.