Em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, celebrado nesta terça-feira, dia 21 de setembro, equipes de unidades de conservação, administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveram atividades de reflorestamento e conscientização ambiental para reforçar a importância da data.
No Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), situado na Região dos Lagos e administrado pelo Inea, uma equipe de guarda parques distribuiu cem mudas de espécies nativas de Mata Atlântica para a população de Cabo Frio, na Praça Porto Rocha. Os beneficiados pela doação preencheram uma ficha cadastral para que possam enviar fotos do plantio das mudas.
“As ações de educação ambiental desenvolvidas no Dia Mundial da Árvore, através da doação de mudas nativas e o seu plantio, são fundamentais para geminarmos um futuro mais sustentável para as próximas gerações e recuperarmos esse patrimônio natural que é a Mata Atlântica”, destacou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
Quem passava pela praça também pôde apreciar a demonstração dos equipamentos utilizados pelos guarda-parques, como os uniformes utilizados no combate a incêndios e equipamentos utilizados no manejo de animais silvestres e trilhas. Os agentes ambientais ainda realizaram um trabalho de conscientização ambiental informando à população sobre as medidas de prevenção a queimadas e ações de preservação ao meio ambiente.
Com 9.841 hectares de área, o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) abrange os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Já em Maricá, a Superintendência Regional da Baía de Guanabara (SUPBG), do Inea, em parceria com o Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM), realizou uma atividade de reflorestamento na Laguna de Maricá.
Na primeira ação, crianças do ensino básico fundamental participaram de um plantio de mudas de espécies nativas em uma área anteriormente utilizada como depósito irregular de lixo. Em seguida, foi realizada a limpeza na região de restinga.
No Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), guarda parques e aproximadamente 50 estudantes da rede pública estadual além de moradores dos bairros de Bangu e Santíssimo, na Zona Oeste, participaram de uma caminhada ecológica pela trilha do Pico do Lameirão, em Campo Grande, onde foram plantadas 50 mudas de espécies nativas de Mata de Atlântica. Antes da ação, os participantes instalaram uma placa com informações sobre as trilhas e limites do parque, instituindo mais uma entrada de acesso à unidade de conservação. Outras duas placas, com informações sobre a altimetria e dicas de educação ambiental, também foram instaladas ao longo da trilha que possui 465 metros de elevação.
“A ideia dessa ação é atrair cada vez mais os moradores do entorno para o parque, sensibilizando quanto as questões de preservação da natureza. Agora, muitos dos moradores que nem sabiam da existência do parque já podem abrir as janelas e ver com outros olhos essa região”, disse o gestor do parque, Andrei Veiga.
Ao longo do percurso até o Pico do Lameirão, o gestor do parque Andrei Veiga vislumbrou grande potencial para se criar um sítio de escaladas no local e prometeu um plano de ação para explorar vias de escalada em bloco, que utiliza dois a três grampos para o alpinista se prender na pedra, e em boulder, que constitui numa escalada de grande dificuldade técnica, baixa altura e praticada sem o uso dos equipamentos de segurança convencionais como cordas e mosquetões.
Atividades relacionadas ao Dia da Árvore continuam nesta quinta-feira
Equipes de guardas ambientais do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), na Região Serrana, prepararam a Escola Estadual Lions Club do Meudon, em Teresópolis, para receber o evento de celebração ao Dia da Árvore a ser realizado nesta quinta-feira (22/09).
Durante todo o dia acontecerão atividades educativas como projeção de filmes (Tela Verde) com pipoca, brincadeiras lúdicas que estimulam a conscientização das crianças como o “Brincando com Gaiolas”, exposição de maquete sobre recursos hídricos e equipamentos utilizados por guarda-parques, além de uma palestra sobre queimadas.
Também serão plantadas cerca de 50 mudas de árvores nativas, entre as quais Pata-de-Vaca, Jacarandá, Mulungu, Aroeira, Sibipiruna, Pau-Ferro, Pau-Mulato, Pau-Formiga e outras espécies frutíferas, dentro e fora da escola, e nas margens do Rio Meudon, em Teresópolis.