O Brasil que nós queremos

Passando numa rua próxima ao local onde moro, me deparei com essas palavras nesse muro da foto e senti a necessidade de fotografá-las. Essa pichação reflete o estado de ânimo de quem fez o desabafo, embora, creio eu, reflita o estado de espírito dos brasileiros de um modo geral.

Uma emissora de TV iniciou, este ano, uma campanha em que qualquer cidadão pode manifestar-se e declarar, para toda a nação, o Brasil que deseja para o futuro, ou seja, algo de que ainda não desfrutamos. Mas será mesmo que não?

Para quem apostava que neste nosso imenso país não havia um só exemplo de excelência de gestão administrativa, seja no tocante à honestidade, competência ou trabalho, aí vai uma atitude a ser seguida: o trabalho diferenciado do prefeito de Colatina, município do Estado do Espírito Santo, Sérgio Meneguelli.

Pelas ruas dessa cidade é comum encontrarmos o Prefeito realizando, com as próprias mãos, trabalhos de manutenção pública. O Chefe do Executivo justifica tais atos com a economia que acarretará para os cofres públicos. Segundo o Prefeito, quer aplicar a verba que economiza, realizando ele mesmo o trabalho ou convocando mutirões, em saúde e educação!

Não é preciso nem mencionar que esses atos e a consciência desse grande cidadão brasileiro é uma enorme exceção em meio a uma triste regra que nos assola como um estigma, há séculos, neste país: a mais completa indiferença e descaso do Poder Público com o povo desta nação.

Entretanto, como estímulo para a nossa fé num futuro melhor, existem mais alguns bons exemplos espalhados por esta nossa terra abençoada.

Em matéria publicada pela revista Veja, em 25 de dezembro de 2016, foram destacadas as melhores cidades para se viver em cada região do país. No Sudeste a cidade que recebeu a melhor avaliação foi São Caetano do Sul, em São Paulo, em função do seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), indicador que avalia dados de saúde, educação e renda. Na mesma matéria, Florianópolis na Região Sul; Brasília na Região Centro-Oeste; Palmas, no Norte e Fernando de Noronha, no Nordeste, também foram consideradas as mais bem avaliadas nas suas respectivas regiões.

Em outras reportagens li que a atuação de prefeitos competentes e bem intencionados fizeram a diferença nos municípios que governam ou governaram. É o caso, por exemplo de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, que está classificada como uma das 50 melhores cidades para se viver no Brasil. A matéria do Portal News, de maio de 2016, nos informa que o Prefeito, Marco Bertaiolli (PSD), empreende uma “gestão que faz a diferença”. Segundo Bertaiolli, a receita de sucesso para que uma cidade continue crescendo em plena crise financeira, como a que o país enfrenta, é “ter um gestor competente, que mantenha um bom relacionamento com o Governos Estadual e Federal, que apresente uma equipe alinhada e que tenha total disposição para trabalhar”. E com boa aplicação da verba pública que arrecada ou é disponibilizada pelo Estado ou pelo governo Federal, o Prefeito de Mogi das Cruzes colocou o município em franco crescimento econômico.

Não é preciso dizer mais nada. Dinheiro há. Quando é bem aplicado, as necessidades básicas municipais são atendidas e se vai além disso, podendo haver também o desenvolvimento econômico e social da cidade que recebe um boa administração.

Então, o que precisamos realmente para que este nosso país dê certo? Votar em políticos comprometidos com a população, dispostos para o trabalho, de natureza honesta e dotados de competência para exercer o cargo que irão assumir. Isso é o mínimo necessário de requisitos que precisamos exigir daquele que elegeremos nas urnas e irá administrar nossa cidade e toda a sua verba pública.

A receita para um Brasil melhor está nas mãos de políticos capazes de fazer a diferença. Entretanto, eles só poderão realizar o seu trabalho se forem eleitos através do nosso voto nas urnas. Então, cabe a nós procurarmos votar, conscientemente, nesse tipo de candidato, que precisamos conhecer a fundo.

Pesquise, leia, se informe com amigos e conhecidos, mas não vote sem conhecer bem o seu candidato e suas propostas. É votando com responsabilidade que elevaremos este país a uma condição de excelência.

Fontes:
http://www.folhavitoria.com.br/politica/noticia/2017/01/prefeito-de-colatina-danca-zumba-e-vira-jardineiro-aos-fins-de-semana.html

http://googleweblight.com/i?u=http://www.portalnews.com.br/_templates/materia/mobile.php?%26materia%3D/_conteudo/2016/05/suplementos/especiais/31163-gestao-que-faz-a-diferenca.html&hl=pt-BR

https://veja.abril.com.br/brasil/as-melhores-cidades-do-brasil-para-morar-em-cada-regiao-do-brasil/

Foto 1: Julia Vaz

Foto 2:
http://midias.folhavitoria.com.br/files/2017/01/meneguelli-canteiro.jpg

Foto 3:
http://www.portalnews.com.br/_midias/jpg/2015/10/08/poa_foto_area-55277.jpg