OBRA DA PROLAGOS MATOU A THEREZA

No final da década de 70 eu estava entrando na adolescência e um dos passeios mais agradáveis que meu saudoso pai proporcionava à família que era passar o final de semana na casa da sua aparentada que ficava às margens da estrada (localizando hoje, quase em frente a UPA). Passamos momentos memoráveis e, dentre tantos, sem dúvida, os melhores eram as incríveis horas que passávamos nos banhando nas mansas, mornas e CRISTALINAS águas da Lagoa Araruama, a uns 200 metros da casa da “Tia Horesta”.

Ontem à tarde, depois de muito ouvir reclamações resolvi, mesmo relutante, conferir de perto o que está acontecendo, pois eu sempre prefiro mostrar as coisas boas e bonitas da Região dos Lagos.

Eu sempre que vou lá, prefiro a entrada da Rua Almirante Protógenes Guimarães e, chegando à praia (Rua Santa Tereza) a primeira coisa que se vê é um “ELEFANTE BRANCO, VERDE E AZUL” na beira da Lagoa (foto acima), destruindo qualquer impressão boa que se poderia ter do local.

A Estação elevatória da PROLAGOS DESTRUIU, não só na Praia da Thereza, bem como em outros lugares da cidade, todo o visual bucólico que havia no local, OCASIONANDO UMA POLUIÇÃO VISUAL HORRENDA.

Em outros locais pelo Brasil afora as estações elevatórias são subterrâneas, sem agredir o equilíbrio visual e, porque não, o meio ambiente do local como, por exemplo, as obras nas estações elevatórias que desviam os dejetos das praias na orla da Pajuçara, em Maceió (foto abaixo) são subterrâneas, bem como muitas espalhadas pelo mundo afora.

FOTO: JOBISON BARROS – http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=10926

 

Isso sem contar que a dita obra da PROLAGOS, destruiu a já precária pavimentação que os moradores aos poucos iam fazendo (com pó de pedra, concreto em algumas ruas substituindo o calçamento tradicional) sem ter a preocupação de AO MENOS REFAZER o que estava pronto, deixando quase que intransitáveis as ruas do local.

 

QUEM FALOU QUE AS ÁGUAS DA LAGOA ESTAVAM CRISTALINAS?

Esses “defensores” da Lagoa Araruama deveriam visitar as praias pessoalmente e não ficar repetindo igual ao papagaio o que lhes empurram garganta abaixo.

Ontem, na visita à Praia da Thereza, constatei exatamente o contrário.

Mesmo sem chuvas, as águas da Lagoa estão PRETAS, E MALCHEIROSAS, tirando de qualquer um a vontade de se banhar, no mesmo local em que, há algum tempo atrás, poderíamos nos afastar até 100 metros da margem e ainda ter o nível da água no peito e ver os peixes-rei nadando entre nossos pés.

Fica a dica! Visite as Praias da Lagoa Araruama e cobre dos responsáveis o REAL fim da sua poluição, e não aceite apenas a propaganda que “varre para baixo do tapete” grande parte do problema.