Prefeitura de Arraial do Cabo elabora Projeto de Educação Ambiental

Para colaborar, a pretensão é buscar parceria com importantes órgãos representantes dos pescadores

A Prefeitura de Arraial do Cabo iniciou ontem (17), mais uma parceria técnica entre a FIPAC – Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo e a FMMPCT – Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, que se unificaram para participar da elaboração do PGRS – Projeto de Educação Ambiental do Plano de Gerenciamento de Resíduos, para a Marina dos Pescadores de Arraial do Cabo.

“O PGRS é um instrumento de maior importância para a qualidade ambiental da Marina e objetiva o controle de resíduos gerados em suas atividades”, declara o Presidente da FIPAC, Cláudio Elir Moreira.

Reforçando esta descrição, Leonízia Melo, Presidente da Fundação de Meio Ambiente, declarou que a conscientização é de extrema importância.

“A Educação Ambiental é o instrumento de gestão que atinge diretamente os geradores dos resíduos para a responsabilidade sobre o cuidado do meio ambiente da marina e da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo, a RESEX-MAR”, disse Leonízia.

Para colaborar com o projeto, pretende-se buscar parceria com importantes órgãos representantes dos pescadores, como a AREMAC – Colônia dos Pescadores, Associações de Mergulho e de Turismo, além do apoio do ICMBIO – Instituto Chico Mendes, Órgão Federal, responsável pelo cadastramento das embarcações.

A primeira atuação de controle será realizada com a Campanha de Gestão para recolhimento e destinação correta dos resíduos de óleo lubrificante gerados pelas embarcações de Pesca, Turismo e Operadoras de Mergulho.

Texto: ASCOM/PMAC – Foto: ASCOM/ PMAC