Professor, Mestre, Educador

Nada há de mais importante do que a construção de uma pessoa através da educação, pois esta última definirá os seres humanos que existirão no futuro. Passando aos discípulos bons valores, apontando-lhes um bom caminho e propiciando ao pequeno viajante recursos para uma boa jornada, está o Mestre orientando o aluno para o melhor futuro possível!

Tarefa das mais sublimes, o magistério é a base de todas as outras profissões. Isso é um fato, todos têm essa noção, entretanto não se sensibilizaram ainda para a importância disso, uma vez que a profissão de educador não é valorizada no nosso mercado de trabalho.

Mestres e Educadores mudam a história do mundo, gerando os profissionais que atuam em todos os segmentos das sociedades, de todas as nações. Precisamos, agora, é mudar a história do professor neste país, agregando mais valor a uma profissão das mais dignas e importantes, porém totalmente desvalorizada pela nossa população e pelos nossos governantes.

Segundo uma pesquisa publicada em outubro de 2013 e realizada pela Fundação Varkey GEMS, uma instituição voltada para a educação, que montou o Índice Global de Status de Professores, “entre 21 países, o Brasil fica em penúltimo lugar em relação ao respeito e à valorização dos seus professores”. É uma posição longe da ideal e que precisamos mudar urgentemente, porque, do contrário, não acharemos, no futuro, muitos profissionais dispostos a abraçar essa carreira tão bonita, mas que se torna mais difícil de ser exercida à cada dia que passa.

Por incrível que pareça, esta se tornou uma profissão de risco. Vários profissionais da área já foram agredidos pelos alunos ou pelos pais destes, verbal ou fisicamente. Em resumo, além de mal remunerados e ter o seu trabalho tratado como irrelevante, ainda correm risco de agressões morais ou físicas.

Parece brincadeira, todavia precisamos salvar esta categoria do risco de extinção. Para isso, peço aos leitores que reflitam e direcionem o pensamento para aqueles professores que, de alguma forma, contribuíram ou ainda contribuem para modificar a sua vida. Sugiro que, em nome deles, iniciem uma campanha em prol deste que está presente do início até uma boa parte da vida de todos nós, nos orientando, trazendo conhecimentos e abrindo nossas mentes para o mundo que se descortina diante de nós.

Foto:
http://www.mensagensonline.com.br/file/mensagem/mensagens/284/professor-mestre_padrao.jpg.pagespeed.ce.85MiV7noo9.jpg

Fonte:
https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/03/brasil-e-o-penultimo-em-pesquisa-sobre-valorizacao-de-professor.htm