PROJETO DE LEI CRIA O PROGRAMA DE INCENTIVO AO CULTIVO E COMERCIALIZAÇÃO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

O projeto de lei n°2.275/2016, de autoria da deputada estadual Marcia Jeovani (DEM-RJ) visa incentivar o crescimento da agricultura familiar através da produção e do consumo das PANC´s (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

As PANC´s são partes das plantas (frutos, folhas, flores, rizomas, sementes) que podem ser consumidas e que não são popularmente conhecidas. Estima-se que hoje no Brasil  exista aproximadamente 10 mil espécies nativas com potencial de uso alimentício e no mundo cerca de 30 mil espécies vegetais com partes comestíveis.

“A POTENCIALIDADE DAS PLANTAS NÃO CONVENCIONAIS É ENORME. PRECISAMOS, NA VERDADE, INCENTIVAR CADA VEZ MAIS A PRODUÇÃO E A COMERCIALIZAÇÃO DESSES ALIMENTOS DE FORMA CORRETA E SEM DESPERDÍCIO”, ressaltou a deputada Marcia Jeovani.

Atualmente, 90% de todo alimento produzido vem de apenas 20 espécies e mesmo assim as potencialidades totais dos vegetais, frutas e legumes não são aproveitadas, gerando um desperdício muito grande. Dados estatísticos mostram que toneladas de comida são jogadas no lixo todos os anos por brasileiros que desconhecem os valores nutricionais, principalmente nos caules e folhas de determinados alimentos.

Redação: Gabriella Rocha / Fotos: André Barbosa