REALIZAÇÕES PARA A REGIÃO DOS LAGOS

Realização

Não estranhem por favor as logo marcas ai dispostas.

Elas representam instituições que estão muito felizes pelos resultados obtidos neste fim de ano. REALIZAÇÃO, CONCRETIZAÇÃO, MUDANÇA DE CENÁRIO.

Em um ano cheio de problemas, com a gestão do Estado do Rio de Janeiro se esfacelando em crimes contra a população, onde o superfaturamento verteu para os bolsos de pessoas desonestas, enquanto outros morrem em hospitais sem atendimento. E a educação? Esta nem concluiu o ano letivo, professores sem respeito e sem salário, alunos sem expectativas, transformando-se aos poucos em soldados do crime, único senhor das favelas onde uma polícia desarmada e acuada ora pelo estado inadimplente, ora por grupos que criam badernas orquestrados por políticos fora da lei. O caos do estado se esparrama por municípios em crise. Eleições que não elegem, vereadores presos antes de tomar posse de seus cargos.

Parece o caos, mas por outro lados, cidadãos trabalhadores e resilientes , que há muito tem o objetivo determinado de recuperar a lagoa de Araruama, proteger nascentes, recuperar a mata atlântica, estes protagonistas ambientais , continuam seu trabalho de preservação ambiental usando de todos os recursos técnicos e sociais disponíveis, tais como associações, consórcios, centros de pesquisa, monitoramento, pedidos de ação ao Ministério Público, educação ambiental, reflorestamento, proximidade com os verdadeiros políticos defensores desta região, estes cidadãos conseguiram neste verão de 40 graus, ver suas propostas sendo concretizadas.

Senão vejamos.

A lagoa de Araruama, que tinha atingido o seu ”end point”, em 2000 e que hoje aparece como uma lagoa recuperada , com transparência onde podemos de novo ver o fundo da água como era antigamente.
Os esforços de mobilização para o reflorestamento levaram a novas parcerias que tornaram possível o replantio de áreas incluídas nas faixas marginais de proteção do rio São João, da Lagoa de Juturnaiba, e de nascentes que alimentam afluentes deste manancial.

Municípios que estão estudando e aprovando legislação de novos parques municipais, e Reservas Particulares do Patrimônio Natural e pagamento por serviços ambientais!

O aterro sanitário regional sendo expandido e gerando gás que vai ser aproveitado na rede da Companhia estadual de gás.

E a Serra de Sapiatiba, mostrando sua nascente intermitente, como uma nascente com alguma perenidade, em pleno verão sem chuvas.

Olha este é um momento de resultados, contra todos que tentaram atrapalhar as ações do CILSJ, todos que tentaram tirar o poder do CBHLSJ, todos que achavam que sem dinheiro nós não sobreviveríamos, todos que liberaram autorizações para corte de vegetação e licenças mais ou menos, ou que se esqueceram de prender quem fez mineração em locais proibidos, se esqueceram que nossa Região dos Lagos trabalha há muito tempo pela melhoria das qualidade ambiental de toda a região.

Temos cidadãos comuns que reclamam, ongs que questionam, prefeituras que trabalham dentro da lei, guardas ambientais que são verdadeiros heróis, e agora temos a UPAM para nos ajudar.

Estamos atentos, estamos trabalhando, vou terminar com a frase do verso que diz,

A terra não tem dono, ela dá frutos àqueles que a amam!!!