A Responsabilidade dos Formadores de Opinião

 

Após assistir a uma matéria sobre a atriz Emma Watson, aquela que começou cedo a carreira como a personagem Hermione, amiguinha do Harry Potter, que se referia a sua atual penetração junto ao público, me vi inclinada a refletir sobre o assunto. Hoje essa atriz é Embaixadora da Boa Vontade da ONU para Mulheres e viaja o mundo falando sobre os direitos delas.

Muitos assuntos sérios nos atingem no fundo da alma e, sinceramente, gostaríamos de ter o poder de mudar o cenário da atualidade: de caótico para uma situação mais branda, mais fácil de se viver. Infelizmente, o poder do nosso alcance e influência é pequeno e pouco abrangente.

Fica claro que não é por esse motivo que vou cruzar os braços e deixar de fazer a parte que me cabe. Não! Apenas gostaria de poder sensibilizar o maior número de pessoas, em favor de uma causa, no menor espaço de tempo possível. E é nesse âmbito que entram, com toda a sua influência, essas pessoas que, através da fama, caíram nas graças do seu público e sobre ele têm grande poder.

Nessas circunstâncias esses famosos, e nesse caso não são tão diferentes de nós, têm a livre escolha do que fazer com esse poder que lhes foi conferido por Graça Divina e utilizá-lo da maneira que melhor lhes convier.

Alguns utilizam essa condição de fama para arregimentarem cada vez mais bens materiais e / ou conseguirem favores e tratamento diferenciado. Outros, e isso é muito revoltante, se utilizam do seu prestígio até para burlar leis e praticar atos indevidos, sem consequências. Para mim, isso tudo é um desperdício da condição de ser ídolo das multidões. É triste saber que uma pessoa, que é formadora de opinião, incute ideias erradas na mente do seu público, que lhe é fiel.

Eu vejo grandes possibilidades de uso dessa ascendência sobre o público, como faz agora essa menina, pouco mais que uma criança, engajada nessa luta, muito importante, por um direito tão negligenciado no mundo inteiro que é o direito das mulheres.

Esse, na minha opinião, é um exemplo a ser seguido!

São tantas as causas do mundo que urgem serem levadas a sério e que precisam de um porta-voz para que sejam vistas e ouvidas! Então, esses problemas ganharão voz e corpo em alguma figura conhecida e amada pelo grande público. E é nesse momento que ganham visibilidade internacional e uma quantidade enorme de defensores.

Esse, ao meu ver, é o bom uso da fama, que, com certeza, lhes foi conferida por Deus para algum grande propósito.

As lutas são muitas pelo mundo afora, aguardando quem puder voltar os olhos para elas e adotar as suas causas. O Meio Ambiente pede socorro, a fome assola o mundo, o ódio e a violência fazem várias vítimas por segundo, todos os dias, no nosso planeta.

Fica aqui o meu apelo a quem interessar possa e que, ao mesmo tempo, tenha esse prestígio e credibilidade junto às pessoas, a ponto de influenciá-las e conduzi-las no caminho da bem-aventurança, que não deixem de fazê-lo.

Lembrem-se: o fato de uma pessoa ter poder traz grandes responsabilidades! Não fuja delas!

A todos desejo que, diariamente, combatam o bom com combate. E não fujam da luta diária em prol de um mundo melhor.

Um abraço fraterno a todos!