Nesta sexta-feira (6/01), o vereador de Niterói João Gustavo (PHS), a pedido do SINTRONAC, entra com representação junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e encaminha carta ao governador Luiz Fernando Pezão e à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para que o problema seja resolvido.
Conforme orientação do Detran/RJ, para renovação da carteira de habilitação, o motorista profissional deve realizar, em primeiro lugar, o exame toxicológico, que tem prazo de validade de 60 dias. Em prosseguimento ao processo de renovação, o profissional deve pagar o DUDA referente aos exames médico e psicotécnico, aguardar dois dias úteis e fazer o agendamento via internet pelo site do Detran/RJ.
Neste momento começa o grande problema, pois o agendamento virtual para realização dos exames médico e psicotécnico tem levado em média 90 dias, prazo este em que já venceu a validade do exame toxicológico, obrigando o motorista profissional a realizar novamente o exame toxicológico, tendo que arcar com toda despesa novamente.
O profissional leva, então, em média 120 dias para renovar sua CNH, sofrendo com advertências, multas e demissões por justa causa nas empresas.
Assessoria de Imprensa – Jose Messias – SINTRONAC